Requalificação eleva padrão de atendimento dos Terminais Amaral Gurgel e Lapa, em São Paulo
Administrados pela SP Terminais Noroeste, empreendimentos receberam melhorias em segurança, acessibilidade e tecnologia
A capital paulista registrou mais avanços em mobilidade urbana, desta vez com a conclusão das obras de modernização e requalificação dos Terminais Amaral Gurgel e Lapa. As entregas, realizadas para a população entre os meses de fevereiro e março deste ano, promovem ganhos que vão desde a adoção de novas tecnologias de comunicação e ambientes mais acolhedores até o incremento da segurança em todas as áreas.
Os Terminais Amaral Gurgel e Lapa são o sexto e o sétimo sob gestão da SP Terminais Noroeste, empresa do Grupo Socicam, a passarem por amplo processo de transformação. Juntas, as melhorias beneficiam diariamente mais de 46 mil passageiros das 40 linhas em operação nos dois empreendimentos, proporcionando uma experiência de deslocamento mais prática e confortável.
Uma das principais inovações foi a implantação dos Centros de Controle Operacional (CCO), que permitem o monitoramento 24 horas por dia por agentes treinados, facilitando a antecipação de soluções e ampliando a segurança de quem utiliza o empreendimento. No terminal Amaral Gurgel, que, até então, não contava com sistema de vigilância dedicado, a estrutura é inédita. As 36 câmeras de tecnologia avançada, incluindo modelos 360º, estão estrategicamente distribuídas em todas as áreas. Já no terminal Lapa, o CCO foi modernizado, passando a contar com 58 câmeras monitoradas em período integral.

Centro de Controle Operacional (CCO) – Foto: Edson Lopes Jr. /SECOM
Outras novidades em tecnologia ficam por conta dos dispositivos de monitoramento nas entradas e saídas, além de sensores que auxiliam no controle da velocidade dos ônibus dentro dos terminais. Os bicicletários também foram contemplados pelos investimentos: no Terminal Amaral Gurgel, a capacidade foi ampliada para 90 vagas, mais que o dobro da oferta anterior; no Terminal Lapa, foram disponibilizados 104 espaços. Nos dois locais, a segurança recebeu reforço graças ao monitoramento contínuo por câmeras dedicadas e videoporteiro controlado diretamente pelos CCOs, assegurando mais proteção para os usuários que optam pela bicicleta como meio de integração para o uso do transporte público urbano.
Além dos avanços em segurança, os empreendimentos passaram a contar com novos recursos tecnológicos para melhorar a comunicação com os passageiros. Ao todo, foram instalados 31 Painéis de Mensagens Digitais (PMDs) e seis telões de grande porte nas plataformas de embarque e desembarque, permitindo que os usuários acompanhem, em tempo real, os horários e itinerários das linhas. Já a nova identidade visual, característica da atual gestão, contribui para uma experiência mais intuitiva e organizada, deixando os locais mais bonitos e modernos.
A acessibilidade também foi um dos pilares das revitalizações. Os terminais receberam melhorias estruturais significativas, incluindo a instalação de pisos táteis direcionais e de alerta, além da construção de novos sanitários, com ambientes mais confortáveis e adequados para diferentes perfis de usuários. Dentre os destaques, está a criação de um sanitário família acessível em cada terminal, além da implementação de banheiros exclusivos para pessoas com deficiência, garantindo mais inclusão e conforto.
Nos dois casos, o reconhecimento das iniciativas veio com a certificação dos Selos de Acessibilidade Arquitetônica, concedidos pela Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo. A chancela reafirma o compromisso da SP Terminais Noroeste com a universalização da mobilidade e a criação de espaços verdadeiramente acessíveis a todos os cidadãos
De acordo com Douglas Sismotto, gerente administrativo e operacional da SP Terminais Noroeste, a conclusão das obras demonstra a dedicação da concessionária em aprimorar a experiência do passageiro da mobilidade urbana. “A entrega da modernização de mais dois terminais representa um avanço significativo para quem se desloca na maior cidade do país. Nosso compromisso é garantir uma infraestrutura moderna, com segurança e eficiência à população, e todas as melhorias foram planejadas com esse propósito”, destaca.
Os Terminais Amaral Gurgel e Lapa estão entre os nove terminais urbanos administrados pela SP Terminais Noroeste na capital paulista. Antes deles, a concessionária já entregou a requalificação dos terminais Pinheiros, Pirituba, Campo Limpo, Princesa Isabel e Casa Verde. Com isso, as melhorias implementadas já impactam diretamente a experiência de deslocamento de aproximadamente 181 mil passageiros que utilizam esses sete terminais diariamente.
As próximas etapas do projeto incluem a conclusão das obras nos terminais Jardim Britânia e Vila Nova Cachoeirinha – que, juntos, atendem cerca de 42 mil passageiros –, ampliando ainda mais o alcance das melhorias estruturais, tecnológicas e operacionais que têm transformado a mobilidade urbana na maior cidade do país.
Impacto na mobilidade e percepção dos usuários
Desde a reabertura, as novas instalações têm sido bem recebidas pela comunidade local e pelos usuários do transporte coletivo, que destacam a sensação de segurança ampliada, a melhoria nos serviços e o conforto proporcionado pelas intervenções.
Para Rodrigo Toledo, diretor da Divisão Terminais Sul da Socicam, a requalificação dos terminais faz parte de um processo mais amplo de modernização da infraestrutura de transporte público na capital. “A modernização dos terminais urbanos é parte de um esforço contínuo para transformar a experiência do passageiro e aprimorar os serviços oferecidos. Com a entrega de sete terminais requalificados e outros dois com obras em andamento, seguimos comprometidos com a integração eficiente e segura do transporte urbano, garantindo mais acessibilidade e conforto à população. Os Terminais Amaral Gurgel e Lapa exemplificam esse avanço, consolidando um modelo de infraestrutura que prioriza a experiência do usuário e a otimização dos serviços operacionais”, afirma.

Terminal Amaral Gurgel – Foto: Edson Lopes Jr. /SECOM

Terminal Amaral Gurgel – Foto: Edson Lopes Jr. /SECOM
Comentários não são permitidos.