Mercado reconhece qualidade de serviço da Socicam

O aeroporto Presidente Itamar Franco, na Zona da Mata mineira, foi considerado como o terceiro melhor aeroporto do Brasil na área de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo, que engloba as atividades de apoio às aeronaves realizadas em terra. O reconhecimento, concedido pela Gol Linhas Aéreas, no ano passado, mostra um movimento bem-sucedido da Socicam na diversificação de sua atuação nas operações que administra.

Também chamado de Ground Handling, os serviços auxiliares envolvem principalmente tarefas ligadas à limpeza e segurança das aeronaves e transporte de bagagens e cargas. “A atuação da equipe de Handling começa no momento em que o passageiro despacha a bagagem e só termina na hora da decolagem. Como as aeronaves só podem permanecer no solo por 30 minutos, todos os serviços precisam ser feitos com rapidez e eficiência”, explica Flávio Santos, Superintendente do Aeroporto de Zona da Mata.

Por sua atuação na área, a Socicam também foi vencedora do PEX (Programa de Excelência), prêmio de gestão de qualidade entregue pela Azul Linhas Aéreas, que considerou a empresa como a melhor prestadora de Handling nos aeroportos nacionais em 2017. Além do Aeroporto de Zona da Mata, a Socicam presta serviços de Handling também no Aeroporto de Vitória da Conquista (BA), onde atende a companhia aérea Passaredo.

Além das atividades usuais da operação, como organização, limpeza e segurança do terminal, nesses aeroportos a Socicam é responsável também pela triagem, carregamento e descarregamento de bagagens; colocação de escadas de acesso às aeronaves para embarque e desembarque de passageiros; limpeza de corredores e banheiros das aeronaves em solo e tarefas de segurança, como a colocação de calço nos aviões e o isolamento de áreas para segurança dos passageiros, serviços que costumam ser realizados por empresas terceirizadas.

O reconhecimento do mercado mostra que a Socicam está capacitada para prover com excelência uma série de serviços de gestão integrada em suas operações, destacando-se entre as operadoras atuantes no país e agregando valor para toda a cadeia de transportes, facilitando o desenvolvimento de novas rotas e a geração de atratividade para as companhias aéreas internacionais no mercado brasileiro.

“Não é de praxe das operadoras aeroportuárias oferecerem o serviço de Handling, então a Socicam está inovando nesse sentido. Nossa expectativa é intensificar essa atuação, usando a experiência que já adquirimos para realizar diagnósticos em outros aeroportos operados pela Socicam, desenvolver treinamentos e ajudar na montagem de novas equipes”, afirma Marcelo Bisordi, diretor da Socicam Aeroportos.