Aeroporto da Zona da Mata conclui projeto de Eficiência Energética de iluminação

Alinhado às diretrizes estratégicas da Socicam no que tange à otimização do uso dos recursos naturais e à redução do impacto ambiental dos seus empreendimentos, um projeto de iluminação concluído em dezembro de 2020 aumentou a eficiência energética do Aeroporto da Zona da Mata, em Goianá (MG), tornando o terminal mais sustentável.

O projeto consistiu na troca de 534 lâmpadas, substituídas por modelos de LED, que trouxeram uma redução de 73% no consumo de energia no aeroporto, passando de 9.076 KWh/mês para 2.485 KWh/mês. A economia no consumo energético trouxe uma redução na emissão de carbono equivalente a 10,7 toneladas por mês.

Além de trazer mais conforto aos passageiros, a melhora na luminosidade dos ambientes externos e internos dos aeroportos aumentou a segurança no entorno do terminal.

“Um dos espaços em que o projeto trouxe maior impacto positivo foi o estacionamento do aeroporto. Com a melhora da iluminação, o local elevou seu índice de segurança e isso resultou também em uma redução no valor das apólices de seguro das empresas de locação de veículos que operam no terminal”, explica Danilo Franzin, Gerente de Inovações Tecnológicas.

A tecnologia LED usada no novo sistema é a mais avançada disponível, com luzes muito mais eficientes do que as lâmpadas tradicionais. Além de reduzir o consumo energético, as lâmpadas LED aquecem menos o ambiente, diminuindo a necessidade do uso de ar-condicionado para manter o conforto dos usuários dos espaços.

O novo sistema foi desenvolvido em colaboração com a empresa especializada em projetos de iluminação Stylux Brasil, responsável também pela renovação da iluminação dos aeroportos de Vitória da Conquista (BA) e Caldas Novas (GO). Os próximos terminais que devem receber o novo sistema são Ilhéus (BA), Chapecó (SC) e os aeroportos administrados pela Socicam no Mato Grosso.

“A troca da iluminação em nossos aeroportos faz parte de um processo contínuo para aumentar a sustentabilidade, melhorar a segurança e o conforto para os clientes dos nossos empreendimentos”, conclui Franzin.