Terminal Marítimo de Salvador conquista 1ª colocação no Prêmio ANTAQ 2024

Empreendimento atendeu com rigor aos critérios analisados pela agência federal, tais como indicadores de desempenho, qualidade, certificações e seguros obrigatórios

Motivo de orgulho para a capital baiana, o Terminal Marítimo de Salvador, administrado pela concessionária Contermas, empresa formada por Socicam e ABA Infraestrutura, recebeu reconhecimento nacional ao conquistar a primeira colocação no Prêmio ANTAQ 2024, na categoria Conformidade Regulatória. Promovida pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), a premiação condecora as principais organizações que contribuem significativamente para a excelência na prestação de serviços no setor aquaviário.

A honraria foi recebida por Gilberto Menezes, diretor da Divisão Terminais Norte da Socicam, durante cerimônia realizada no final de novembro em Brasília (DF). De acordo com a agência federal, foram agraciadas nesta categoria as empresas com os melhores índices de aderência aos regulamentos do modal marítimo no quinquênio 2019 – 2023. A avaliação foi baseada no modelo quantitativo de risco infracional desenvolvido pela agência, de modo que o Terminal Marítimo de Salvador (Contermas) foi o vencedor na modalidade Arrendamento.

Segundo Menezes, a premiação reafirma o compromisso da concessionária com a excelência no setor aquaviário. “Receber um prêmio tão relevante sob a condução da ANTAQ é motivo de grande satisfação. Essa conquista reafirma a posição da Contermas como referência nacional e internacional, destacando nossa infraestrutura no turismo náutico. Estamos confiantes de que essa honraria comprova que seguimos na direção certa”, declara.

Já para Fábio Ruas, gerente administrativo da Contermas, o alto padrão de qualidade exercido na prestação de serviços aos usuários do Terminal Marítimo de Salvador, aliado aos recentes investimentos na infraestrutura do empreendimento, foram fatores que auxiliaram diretamente na conquista da primeira colocação. Ao todo, foram avaliados itens como limpeza nos espaços disponibilizados aos passageiros, índices de qualidade e disponibilidade, conformidade com obrigações contratuais e regulatórias, além do funcionamento das infraestruturas elétricas, hidráulicas e hidromecânicas.

“Temos muito orgulho em dizer que nunca recebemos uma autuação por parte da ANTAQ. Isso demonstra o nosso compromisso em promover, com segurança, agilidade e conforto, o turismo náutico em nossa belíssima cidade. Com investimentos de aproximadamente R$4 milhões, realizamos as adequações necessárias para cumprir 100% dos requerimentos exigidos pelo Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), incluindo a aquisição de novas câmeras de segurança e scanners de raio-x com inteligência artificial”, esclarece Ruas.

Menezes também destaca a contribuição das equipes que atuam no empreendimento. “Essa premiação representa um grande êxito para a Contermas, resultado do esforço coletivo de todos os profissionais que atuam nos diferentes setores do nosso terminal. Não poderia deixar de mencionar a parceria estratégica com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) e agradecer a equipe da ABA Infraestrutura, essenciais para alcançarmos esse reconhecimento”, completou Menezes.

Gilberto Menezes, diretor da Divisão Terminais Norte da Socicam, durante premiação. Foto: Divulgação Antaq