Com internacionalização concluída, Aeroporto Internacional de Cuiabá amplia capacidade operacional
Internacionalização do empreendimento foi possível após uma série de investimentos da Centro-Oeste Airports, que também promoveram um salto de qualidade na experiência dos usuários
Sob a gestão da Centro-Oeste Airports (COA), empresa do Grupo Socicam, o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon encerra 2024 em um novo patamar. Com a publicação da Portaria nº 15.900, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o empreendimento está oficialmente autorizado a operar voos internacionais, incluindo operações comerciais regulares, charter, de carga e de táxi-aéreo.
A conclusão do processo foi possível graças a uma série de melhorias realizadas pela COA que, além de cumprirem as exigências da Polícia Federal, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Receita Federal, oferecem aos passageiros e usuários uma experiência de viagem aprimorada, com mais conforto, segurança e comodidade.
Com investimentos de aproximadamente R$280 milhões, o Aeroporto Internacional de Cuiabá foi totalmente modernizado e requalificado. Parte das intervenções contemplaram requisitos fundamentais para homologar a internacionalização, como é o caso da construção de novas estruturas dedicadas à operação dos órgãos competentes, da adequação de áreas de embarque e desembarque, além do aperfeiçoamento da área de inspeção de passageiros e bagagens, com a aquisição de novos equipamentos que ampliam ainda mais a segurança e a eficiência das operações.
Para o diretor-presidente da Centro-Oeste Airports, Marco Antônio Migliorini, a conclusão do processo representa um passo muito importante para a região. “Este é um momento marcante para a população de Mato Grosso, que será diretamente beneficiada pelo desenvolvimento da economia e do turismo. Nos empenhamos em tornar o Aeroporto Internacional de Cuiabá mais moderno, seguro e eficiente, resultado possível a partir da entrega das obras de ampliação e modernização realizadas pela COA. A resposta positiva do público, que nos colocou entre os quatro melhores aeroportos do Brasil em pesquisa do Ministério de Portos e Aeroportos, atesta o sucesso do projeto. Agora, com a aprovação dos órgãos reguladores, estamos preparados para receber voos internacionais, oferecendo novas oportunidades de conectividade entre o estado e destinos de todo o mundo”, destaca.
Aeroporto Internacional de Cuiabá. Foto: Divulgação
Um ano de avanços para o novo Aeroporto Internacional de Cuiabá
A internacionalização transformou 2024 em um ano histórico para o Aeroporto Internacional de Cuiabá. Com a conclusão das obras de modernização no primeiro semestre e a inauguração oficial das novas instalações em julho, o terminal passou a oferecer aos passageiros e usuários um salto de qualidade em conforto, segurança e conveniência.
Os investimentos da COA permitiram que todos os setores fossem ampliados e modernizados, com destaque para as áreas de embarque e saguão, que tiveram aumento de 50% em seu espaço físico. A sala de embarque aumentou cerca de 39%, enquanto a seção do embarque remoto está 48% maior.
Outro ponto de destaque ficou por conta do mix comercial, que foi expandido, garantindo marcas de renome nacional, além de mais oferta de produtos e serviços.
Com um ano marcado por conquistas significativas, a internacionalização do aeroporto representa o início de um novo tempo para o transporte aéreo mato-grossense, que agora está preparado para a conectividade direta com outros países, além da já consolidada operação nacional.
De acordo com Migliorini, com o aeroporto apto a receber operações internacionais, a COA vem intensificando o diálogo com as companhias aéreas para demonstrar o potencial do empreendimento e atrair novos voos. “Com as obras concluídas, uma série de melhorias implementadas e todas as adequações realizadas para a internacionalização, a Centro-Oeste Airports comemora os resultados alcançados até o momento. Seguimos comprometidos em tornar o aeroporto ainda melhor a cada dia. Ao entregar uma infraestrutura totalmente renovada, criamos as condições ideais para que as companhias aéreas ampliem a oferta de destinos nacionais e internacionais”, destaca.
Comentários não são permitidos.