Com duas novas inaugurações, SP Terminais Noroeste redefine o conceito de mobilidade urbana na maior cidade do país

A SP Terminais Noroeste, empresa do Grupo Socicam, concluiu as obras de revitalização dos terminais urbanos Princesa Isabel e Casa Verde, elevando a qualidade dos deslocamentos na capital paulista

Considerado oficialmente o mais antigo ainda em atividade na cidade, Terminal Casa Verde recebeu inúmeras melhorias em sua infraestrutura. Foto: Divulgação/SP Terminais Noroeste

A mobilidade urbana de São Paulo tem passado por transformação significativa nos últimos meses, impulsionada pelas obras de revitalização e modernização de terminais de ônibus realizadas pela SP Terminais Noroeste, empresa do Grupo Socicam. As intervenções nos empreendimentos sob sua gestão têm elevado a qualidade da experiência dos usuários, aprimorando os deslocamentos na maior cidade do país.

Desde outubro, os terminais urbanos Princesa Isabel e Casa Verde, localizados na região central e na zona norte, respectivamente, passaram a contar com instalações modernizadas e repletas de novidades com foco em conforto, segurança, acessibilidade e praticidade. Somadas ao público de outros três empreendimentos que tiveram suas obras entregues pela concessionária este ano – Pinheiros, Pirituba e Campo Limpo -, são mais de 94 mil pessoas beneficiadas diariamente pelas melhorias implementadas. 

Com intervenções realizadas em 90% da infraestrutura existente no local, o Terminal Casa Verde, considerado oficialmente o mais antigo ainda em atividade no município, recebeu novos sanitários, alteamento das plataformas, além da implementação da acessibilidade com pisos direcionais e de alerta. O Terminal Princesa Isabel também recebeu diversas melhorias estruturais, se tornando ainda mais qualificado em itens voltados a segurança, sustentabilidade e comunicação aos usuários.

 

Segurança ampliada 

Sendo a única unidade que não possuía sistemas de tecnologia e vigilância próprios até então, o Terminal Casa Verde recebeu um Centro de Controle Operacional (CCO) de última geração e 20 câmeras. A segurança é complementada por rondas realizadas pela equipe 24 horas por dia, sete dias por semana.

O Terminal Princesa Isabel também recebeu incremento em segurança, passando a contar com 58 câmeras de monitoramento nos modelos fixos e speed dome, garantindo mais precisão e alcance dos ambientes em tempo integral.

Sem sistemas de vigilância próprios antes da revitalização, Terminal Casa Verde recebeu moderno Centro de Controle Operacional. Foto: Divulgação/SP Terminais Noroeste

Comunicação facilitada e acessibilidade

Com nova identidade visual característica da SP Terminais Noroeste, ambos os terminais receberam novos painéis digitais de mensagens dinâmicas, que exibem informações instantâneas, como as previsões de chegada e de partidas dos ônibus. 

As plataformas de embarque e desembarque do Terminal Princesa Isabel foram equipadas com 24 painéis e três telões, que facilitam o acompanhamento dos horários das linhas em tempo real. Já no Terminal Casa Verde, foram instalados cinco painéis e dois telões, proporcionando mais eficiência e praticidade aos passageiros. Os terminais também ganharam totens de autoatendimento com acesso ao Portal 156, da Prefeitura.

Ainda foram instalados comunicações em braile e piso tátil direcional, que oferecem orientação a pessoas com deficiência visual, complementados por rampas que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida a todas as áreas dos terminais.

 

Sustentabilidade

A SP Terminais Noroeste também adotou iniciativas para otimizar o uso de recursos naturais, como economizadores de água nas torneiras e sistemas de cisterna, que promovem o reuso e evitam desperdícios. Além disso, os bicicletários foram revitalizados e ampliados, oferecendo monitoramento 24 horas para garantir mais segurança e comodidade aos usuários, reforçando o compromisso com a promoção da mobilidade sustentável.

“As mudanças e melhorias implementadas pela SP Terminais Noroeste demonstram o comprometimento da concessionária em garantir ainda mais confiabilidade, segurança e previsibilidade nas operações diárias dos coletivos. Para nós, é motivo de orgulho destacar as diversas requalificações que priorizam o conforto, a conveniência e a segurança dos passageiros”, destaca Douglas Sismotto, gerente administrativo e operacional da Divisão de Mobilidade Urbana e de Serviços da Socicam.

Em conformidade com as principais regulamentações técnicas, os terminais urbanos Casa Verde e Princesa Isabel também receberam o Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o Selo de Acessibilidade emitido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de São Paulo. 

Para Marcílio Bovolini, diretor da Divisão de Mobilidade Urbana da Socicam, as intervenções focadas em acessibilidade refletem o empenho para a universalização da qualidade nos deslocamentos de milhares de pessoas. “Desde a concepção dos projetos de revitalização desses terminais, tivemos uma preocupação constante em garantir elementos que assegurassem a acessibilidade dos usuários. O recebimento do selo concedido pela CPA reforça a excelência dos trabalhos realizados durante a renovação da infraestrutura dos empreendimentos da SP Terminais Noroeste”, finaliza.