Socicam alcança marca de zero acidente de trabalho com colaboradores terceirizados em terminais rodoviários
Nas mais de 800 atividades realizadas de março a agosto, não foram registrados incidentes ou acidentes em oito empreendimentos localizados no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul
Seguindo cuidadosamente a legislação e as melhores práticas de segurança no trabalho, a Socicam celebra a importante marca de zero acidente envolvendo colaboradores terceirizados em oito terminais rodoviários da Divisão Terminais Sul: seis no estado de São Paulo (Tietê, Barra Funda, Jabaquara, Campinas, Jundiaí e Ribeirão Preto), um em Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e outro no Distrito Federal (Brasília).
Esse resultado é fruto de um rigoroso controle de riscos e da implementação de medidas preventivas, garantindo que, de março a agosto de 2024, mais de 800 atividades de baixo e alto riscos fossem realizadas sem qualquer dano à integridade física dos envolvidos.
Desde 2015, quando a Socicam formalizou o cadastro de prestadores de serviço em seus sistemas, mais de 1.400 profissionais passaram a receber acompanhamento contínuo da equipe operacional da empresa em suas atividades de manutenção. De lá para cá, o procedimento tem tido ganhos importantes na qualidade da segurança do trabalho, como demonstram os resultados dos últimos meses.
Além do acompanhamento, o setor de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa realiza campanhas de prevenção de riscos voltadas especificamente para esse público e também supervisão in loco e em tempo integral das atividades desempenhadas em ambientes insalubres e perigosos envolvendo os riscos biológicos e com eletricidade, trabalhos em altura e espaço confinado, garantindo a segurança e o cumprimento das normas.
“Nossas ações são contínuas e começam sempre com a avaliação prévia da capacitação desses prestadores de serviços. Após a comprovação da habilitação, avaliamos a atividade e os riscos inerentes para, então, implementarmos as medidas mitigadoras necessárias, como inspeções diárias, verificação do uso de EPIs e EPCs, integração de segurança, entre outras. Caso os supervisores identifiquem uma situação de risco, eles possuem autonomia até mesmo para paralisar os trabalhos, se necessário”, avalia Carlos Alberto da Silva, Técnico de Segurança do Trabalho da Socicam.
Já para Alex Silva, gerente de operações da Divisão Terminais Sul da Socicam, a marca de zero acidente de trabalho demonstra o comprometimento da empresa em atuar com as melhores práticas de segurança, qualidade e sustentabilidade.
“Mesmo diante dos diferentes níveis de riscos associados às manutenções realizadas nos empreendimentos, que podem variar de uma troca de fechadura até a troca de layouts gráficos em alturas elevadas, adotamos todos os procedimentos legais necessários para garantir o desempenho seguro e ideal dessas atividades, focando sempre na proteção das pessoas envolvidas nessas atividades. Com isso, também temos benefício direto aos usuários desses terminais, que podem contar cada vez mais com serviços de excelência”, assegura Alex.
Ambiente de trabalho seguro garante saúde e estimula a qualidade dos serviços
Além de proteger os trabalhadores contra acidentes, lesões e doenças ocupacionais, a gestão de riscos contribui para melhorar a qualidade do trabalho realizado por profissionais em diversas áreas de atuação.
“Os resultados alcançados por meio da gestão de riscos com colaboradores terceirizados e equipes internas são essenciais para o sucesso geral da operação. Trabalhadores mais seguros e motivados tendem a ser mais engajados e atentos aos processos. Colher os frutos desse trabalho reforça o comprometimento da Socicam com a excelência operacional e o bem-estar de clientes e de todos os envolvidos em suas atividades de infraestrutura de mobilidade”, finaliza Alex.
Comentários não são permitidos.