Mobilidade urbana em nova fase: SP Terminais Noroeste conclui revitalização dos terminais Pirituba e Campo Limpo
Em conjunto com o Terminal Pinheiros, que teve obras finalizadas em março, empreendimentos recebem cerca de 120 mil usuários, que já usufruem diariamente das melhorias implementadas
A mobilidade urbana de São Paulo deu um verdadeiro salto de qualidade nos últimos meses, graças às obras de revitalização realizadas pela SP Terminais Noroeste, empresa do Grupo Socicam, que já entregou três terminais modernizados à população. As duas unidades recém-inauguradas são os terminais Pirituba e Campo Limpo, que agora estão mais qualificados para aprimorar a experiência de quem se desloca diariamente na capital paulista.
Com esse importante passo, cerca de 93 mil passageiros que utilizam os empreendimentos já usufruem de melhorias que vão muito além da nova identidade visual, garantindo instalações mais seguras, acessíveis e com serviços mais eficientes. Junto ao Terminal Pinheiros, que atende cerca de 27 mil passageiros por dia e teve suas obras de requalificação concluídas no primeiro semestre, ambos os terminais agora oferecem sanitários modernos, bilheterias completamente revitalizadas, um Centro de Controle Operacional mais tecnológico, avanços em acessibilidade, entre outras melhorias relevantes.
Para otimizar o tempo de viagem dos passageiros, foi instalado um sistema de comunicação com Painéis de Mensagem Dinâmica (PMDs), painéis de informações e telões que exibem mensagens em tempo real sobre o horário estimado de chegada e partida dos ônibus. Além disso, aumentando o conforto e a comodidade, os terminais ganharam totens de autoatendimento com acesso ao Portal 156, da Prefeitura, Wi-Fi gratuito e novos bicicletários.
“Estamos certos de que as mudanças implementadas pela SP Terminais Noroeste estão transformando positivamente o dia a dia de milhares de pessoas que utilizam o transporte público em São Paulo. Com a entrega das obras nos Terminais Pinheiros e, agora, Pirituba e Campo Limpo, iniciamos uma nova fase para a mobilidade urbana da capital, reafirmando nosso propósito de melhorar a vida das pessoas. Em breve, os outros seis terminais sob nossa gestão também estarão prontos para oferecer a melhor experiência aos usuários”, destaca Douglas Sismotto, gerente administrativo e operacional da Divisão de Mobilidade Urbana da Socicam.
Novas câmeras de segurança e Centro de Controle Operacional (CCO)
O nível de segurança dos terminais Pirituba e Campo Limpo teve um incremento significativo com os novos Centros de Controle Operacional (CCO), que funcionam 24 horas por dia e possibilitam integração com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Com isso, as 40 câmeras de segurança já existentes nos terminais foram substituídas por equipamentos mais modernos e outras 93 novas câmeras, de modelos fixos e do tipo speed dome, foram incorporadas, permitindo mais agilidade e precisão na visualização dos ambientes.
Acessibilidade e sustentabilidade
Com projetos idealizados para proporcionar ainda mais acessibilidade, os empreendimentos operados pela SP Terminais Noroeste receberam a instalação de piso tátil direcional, sinalização em braile e novas rampas de acesso. As intervenções foram avaliadas e aprovadas pela Prefeitura de São Paulo, que conferiu o Selo de Acessibilidade Arquitetônica aos três terminais já entregues.
Outro ponto de destaque fica por conta da revitalização completa dos sanitários. Além de oferecerem mais conforto e comodidade, suas instalações estão alinhadas às diretrizes de sustentabilidade do Grupo Socicam, com sistemas que otimizam o uso dos recursos naturais, como economizadores de água e sistema de cisterna para permitir o reuso e evitar o desperdício.
Na visão de Marcílio Bovolini, diretor da Divisão de Mobilidade Urbana da Socicam, as intervenções realizadas demonstram a importância da integração direta entre o poder concedente e a concessionária. “Avaliamos que a sinergia existente entre as partes tem sido fundamental para alcançarmos alto nível de excelência na prestação de serviços aos paulistanos. Graças aos investimentos para melhoria da infraestrutura desses terminais, hoje é possível entregar o que há de melhor para a experiência diária desses passageiros”, assegura.
Comentários não são permitidos.