Socicam desenvolve novo sistema de gestão aeroportuária com informativo de voos que facilita comunicação com passageiros nos aeroportos
Além de simplificar a interface com viajantes em tempo real nos aeroportos, sistema permite integração com plataformas de hotéis e agências de viagem
Como maior operadora privada de aeroportos no Brasil, a Socicam se orgulha em aprimorar cada vez mais a experiência dos passageiros que utilizam seus empreendimentos. Um exemplo disso é o recente investimento na modernização do Sistema Informativo de Voo (SIV), solução concebida pelo Departamento de Inovações Tecnológicas da empresa.
Com interface mais amigável e intuitiva, o sistema está presente nos monitores disponíveis por todas as áreas dos aeroportos geridos pelo grupo, mas não somente nos espaços físicos. Reconhecendo a necessidade de fornecer informações sobre viagens aéreas de maneira ágil, a Socicam também integrou o sistema à página inicial dos sites de seus empreendimentos.
Outro ponto de destaque é a possibilidade de incorporá-lo, com atualizações em tempo real, em portais eletrônicos e monitores presentes em hotéis, agências de viagem e outros estabelecimentos frequentados pelos usuários do modal aéreo, facilitando ainda mais a comunicação.
De acordo com Danilo Franzin, gerente de Inovações Tecnológicas da Socicam, além de oferecer inúmeras vantagens para usuários, o sistema facilita o gerenciamento de informações. “O novo SIV permite conciliar maior segurança tecnológica para a plataforma. Além disso, por ser uma interface entre o aeroporto e o passageiro, proporciona melhor experiência para os usuários, com layout mais intuitivo e amigável. O novo sistema permite, ainda, a alteração de cores, imagens e iconografias para promover apoio a campanhas específicas”, destaca.
Mas as vantagens do novo Sistema Informativo de Voo não param por aí. Este software faz parte de um projeto de inovação mais amplo e inclui outras ferramentas concebidas pela Socicam para facilitar e permitir um gerenciamento mais eficiente dos empreendimentos. “A iniciativa nasceu com a ideia de termos um sistema próprio para a gestão dos nossos aeroportos. Levantamos uma série de requisitos, premissas, escopo e definições sistêmicas que, ao final, a área de tecnologia ‘traduziu’ em desenvolvimento de sistemas aderentes ao nosso negócio”, explica Franzin.
Desta forma, além do status dos voos previstos, o sistema contempla ferramentas que envolvem gestão da tarifação aeroportuária, faturamento, credenciamento e outros temas relacionados às rotinas e receitas operacionais. O desenvolvimento nativo das plataformas foi viabilizado por um investimento de cerca de meio milhão de reais.
Novidades a caminho devem permitir informações na palma da mão
Para Franzin, o sistema é uma interlocução importante entre a gestão do aeroporto, companhias aéreas e o passageiro, mas o objetivo é ir além. “Com as tecnologias atuais, muitos usuários preferem utilizar seus smartphones ou tablets para o período de permanência no aeroporto até o embarque. Uma das inovações que estamos testando é levar o SIV para o celular do passageiro através de QR Codes espalhados pelo empreendimento, oferecendo acesso às mesmas informações das telas na palma da mão. Acreditamos que, em breve, essa adequação será possível”, afirma.
À frente da gestão de 24 aeroportos, a Socicam já implementou o produto digital na maior parte das unidades. Em fase de implantação, estão os Aeroportos Internacionais de Belém, sob a gestão da Norte da Amazônia Airports (NOA), e de Cuiabá, gerido pela Centro-Oeste Airports (COA), que terão o processo concluído até o final de julho de 2024.
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