Socicam assume administração de mais sete estações do BRT de Salvador
Ampliando sua atuação, Socicam passa a ser responsável pela gestão de 12 das 14 estações do transporte rápido na capital do estado da Bahia
Reafirmando seu compromisso de promover qualidade e segurança na mobilidade de milhões de brasileiros, a Socicam ampliou sua contribuição na mobilidade urbana de Salvador e passou a administrar sete de oito estações do trecho 2 do sistema BRT da cidade. Com a assinatura do contrato realizada no início do mês de abril, a empresa, que já administrava outras cinco estações nos trechos 1 e 3, se tornou responsável pela operação e manutenção de 12 das 14 estações existentes no sistema de transporte rápido soteropolitano. Além das estações do BRT, a Socicam administra em Salvador o Terminal Turístico Náutico da Bahia, o Terminal Marítimo de Vera Cruz, o Terminal Marítimo do Porto de Salvador e o Terminal Urbano Nova Lapa.
As estações Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama e Barris dispõem de modernos equipamentos para aprimorar a experiência dos usuários do transporte, incluindo painéis informativos, sistemas de som e elementos voltados à acessibilidade, como piso tátil, rampas, elevadores e escadas rolantes. Os usuários também contam com a facilidade de recarregar os cartões SalvadorCard em máquinas de autoatendimento em todas as estações.
De acordo com Ismael Antonio Medeiros Filho, gerente de operações na Divisão Terminais Norte da Socicam, o lançamento do novo trecho do BRT beneficia diretamente moradores de 15 bairros de Salvador. “Além de facilitar a mobilidade desses passageiros, o sistema de BRT permite integração com metrô e ônibus urbanos no Terminal da Lapa, interligando diferentes modais de transporte para um deslocamento mais eficiente e confortável”, esclarece.
Além da equipe que já atua nos trechos 1 e 3 (Corredor Pituba), no total foram criados mais de 170 postos de trabalho com a assunção do trecho 2 do BRT de Salvador, totalizando 300 colaboradores dedicados à promoção de uma mobilidade segura e ágil para mais de 1,2 milhões de usuários mensais deste modal de transporte na cidade.
Com ônibus elétricos, BRT de Salvador foca em expansão aliada à sustentabilidade
Implantado em setembro de 2022, o novo modal de transporte da capital baiana está em pleno processo de expansão. Com 50 veículos, quase 20% da frota atual é composta por ônibus 100% elétricos, que contribuem diretamente para a redução de emissões de poluentes na atmosfera. Até o final do ano, mais 52 ônibus devem ser adicionados à frota do BRT de Salvador.
Para Gilberto Menezes, diretor da Divisão Terminais Norte da Socicam, a empresa se orgulha em participar de um projeto com diretrizes sustentáveis. “Por conceito, o sistema de transporte público é mais sustentável e por consequência está no centro do debate de combate às crises climáticas. Assim, ao priorizar o investimento em veículos que utilizem matrizes energéticas renováveis, o sistema BRT de Salvador assume o protagonismo na oferta de soluções. Por isso, ficamos felizes em contribuir, cada vez mais, para uma melhor promoção da mobilidade sustentável aos cidadãos da capital baiana”, assegura.
Comentários não são permitidos.