Sob gestão da NOA, Aeroporto Internacional de Belém tem melhoria significativa dos Indicadores de Qualidade de Serviço, segundo os passageiros

Pesquisa monitorada pela ANAC aponta aumento da satisfação dos passageiros em 15 indicadores, entre eles conforto térmico, conforto nas áreas de embarque, disponibilidade de Wi-Fi e limpeza do terminal.

Sob a gestão da Norte da Amazônia Airports – NOA, concessionária formada pela Socicam e pela Dix Empreendimentos, o Aeroporto Internacional de Belém já oferece melhorias significativas nas experiências de viagem. Desde que assumiu a gestão do empreendimento, em setembro do ano passado, a NOA vem identificando as principais necessidades e realizando investimentos para elevar a qualidade dos serviços, e os resultados já são percebidos.

De novembro a junho, todos os 15 Indicadores de Qualidade de Serviços (IQS) monitorados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) tiveram melhorias nas avaliações feitas pelos passageiros, com notas que superam os padrões fixados pela agência. O resultado foi apurado por pesquisas de satisfação realizadas mensalmente no terminal.

No recorte de oito meses, o conforto térmico apresentou a alta mais significativa do relatório, com evolução de 34%, segundo a percepção dos usuários. Para isso, a NOA ampliou a quantidade de equipamentos de ar-condicionado e vem substituindo modelos antigos por outros mais modernos e eficientes mesmo antes da requalificação do aeroporto, quando o sistema de climatização será completamente renovado.

Outro ponto de destaque é a disponibilidade de Wi-Fi, que atingiu nota 20% melhor durante o período. Além disso, o aumento do conforto nas áreas de embarque teve alta de 13% no índice de satisfação graças a reforma dos assentos das longarinas, implantação de tomadas no mobiliário e melhorias acústicas e na conservação do local.

A percepção de limpeza geral do aeroporto e dos sanitários também registrou melhorias no mesmo período, com aumentos de 8% e 11%, respectivamente. Além disso, a redução do tempo de espera na fila para a inspeção de segurança apresentou evolução de 8% graças à implantação de novos equipamentos de raio-x de bagagem de mão e pórtico detector de metais, permitindo mais fluidez ao processo de entrada na área de embarque.

A nota para a facilidade de orientação dentro do terminal de passageiros melhorou em 7% com a reestruturação da sinalização, que envolveu ampliação do número de placas e substituição das designações, como as dos portões de embarque, que passaram de letras para números.

Aeroporto Internacional de Belém. Foto: Patrícia Lanini – Divulgação Socicam

De acordo com Marco Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA), elevar a qualidade da experiência dos passageiros é um dos principais compromissos da concessionária. “O Aeroporto Internacional de Belém vem recebendo melhorias desde que a NOA assumiu sua gestão. A partir do segundo semestre de 2024, iniciaremos os investimentos da fase 1B do contrato de concessão, que incluem a modernização do terminal, cujo pré-projeto está sob avaliação da ANAC”, afirma.

O monitoramento das pesquisas tem como base a Portaria da ANAC nº 10.164/SRA, de 29 de dezembro de 2022, e os Indicadores de Qualidade de Serviços podem ser acompanhados diretamente na seção “Estudos e Estatísticas” no site do aeroporto: www.aeroportodebelem.com.br.

Confira abaixo o avanço de alguns indicadores durante o último semestre: