Com Nova Mobi Pernambuco, Socicam é destaque na 3ª edição do Infra Nordeste GRI

A edição 2024 do Infra Nordeste GRI contou novamente com a presença da Socicam, desta vez com participação nas mesas de debate e visita técnica às operações da Nova Mobi Pernambuco, empresa do grupo responsável pela gestão de 26 terminais urbanos integrados e 44 estações de BRT na região metropolitana do Recife. O evento, realizado na capital pernambucana em 21 de março, é reconhecido como o principal fórum de discussões estratégicas sobre infraestrutura e energia na região Nordeste e reuniu mais de 150 executivos seniores de esferas públicas e privadas para trocar experiências e alavancar investimentos para a região, tornando esta a maior edição já realizada até o momento.

Ao lado de autoridades do Ministério dos Transportes, da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado de Pernambuco, o diretor de Relações Institucionais da Socicam, Wanderley Galhiego Jr., participou como moderador da sessão de abertura, que discutiu o tema “Novo PAC no Nordeste – Quais investimentos irão impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região?”.

De acordo com Wanderley, o painel evidenciou a importância do trabalho integrado para promover ainda mais benefícios à região. “Com o diálogo sobre o Novo PAC no Nordeste, foi possível obter uma visão abrangente dos projetos a serem implementados e como a colaboração entre os diferentes níveis de governo, desde o federal até o municipal, é importante para o êxito das ações. Mais que beneficiar a infraestrutura social, o trabalho conjunto permite impulsionar a geração de emprego e renda para a população”, pontua.

Além da sessão de abertura, Wanderley também integrou uma mesa de debates sobre mobilidade urbana. “Neste formato, o intercâmbio de ideias foi ainda mais fluido, permitindo a discussão de melhores práticas na ótica das infraestruturas de transportes, que é nossa especialidade, além de proposição de inovações nas formas de fazer, desde a concepção de projetos até a implementação através de PPPs de terminais, como os cases de São Paulo e Região Metropolitana de Recife. O espaço foi fundamental para ampliar a abordagem no campo da mobilidade, seus desafios e oportunidades”, avalia.

Eficiência e segurança na prática com visita à Nova Mobi Pernambuco

Exemplo de eficiência em mobilidade urbana, a Nova Mobi Pernambuco teve papel de destaque na edição 2024 do GRI, com compartilhamento de conhecimentos para além das salas de discussões. Isso porque, guiados por Galhiego Jr. e Diego Melo dos Santos, gerente de Planejamento e Gestão de Projetos da Nova Mobi Pernambuco, os membros do GRI Club tiveram a oportunidade de visitar as instalações do CORE – Inteligência Integrada, uma revolução dos conhecidos centros de controles operacionais que atende a todos os empreendimentos da concessionária.

CORE – Inteligência Integrada utilizado pela Nova Mobi Pernambuco representa uma revolução dos centros de controle operacionais.

Com o uso de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), o CORE combina equipamentos de monitoramento para identificar de forma automática e imediata situações fora da normalidade, 24 horas por dia. O aparato é fundamental para antecipar soluções e reduzir riscos, ampliando a comodidade e a segurança dos usuários.

Para Galhiego Jr., a visita técnica contribuiu não só para enriquecer o debate, mas para demonstrar de forma prática os benefícios da tecnologia utilizada pela Socicam. “Muito além de conhecer a infraestrutura tecnológica, o encontro permitiu a apresentação de casos concretos em que a atuação do CORE foi determinante para solucionar situações com tempo-resposta satisfatório. Isso inclui, por exemplo, o desaparecimento de uma criança ou a necessidade de atendimento de saúde para um usuário do equipamento público”, conclui.

Responsável por garantir uma experiência ágil e segura nos deslocamentos diários de milhares de pessoas na região metropolitana do Recife, a Nova Mobi Pernambuco é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo do Estado de Pernambuco, a Socicam e a Mobi Brasil.