Nova Mobi Pernambuco cria projeto para tirar vendedores ambulantes da informalidade 

Ao assumir a operação e a administração dos Terminais Integrados da Região Metropolitana do Recife, a Nova Mobi Pernambuco, concessionária composta por Socicam e Mobi Brasil, tinha como desafio lidar com o comércio ambulante sempre muito presente nesses locais, com a preocupação de tratar os trabalhadores de forma humanizada e respeitosa. Assim nasce o Projeto InForma, em parceria com Grande Recife Consórcio de Transporte, o Sebrae e a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). 

Antonio Cesar Mazzoni, gerente comercial da Nova Mobi Pernambuco, dá mais detalhes sobre o projeto, lançado em setembro deste ano: “Disponibilizamos quiosques com preparação elétrica e hidráulica a preços acessíveis dentro dos terminais, para que os contemplados possam trabalhar de forma legal, em um ambiente seguro e recém-construído para eles”. Associada à oferta de espaços, ainda é oferecida assistência ao processo de formalização dos trabalhadores, que passam a operar sob o regime de Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempreendedor (ME), com todos os direitos previdenciários que assistem essa categoria. 

De acordo com Diego Melo, gerente de Planejamento e Gestão de Projetos da Nova Mobi Pernambuco, “a nova organização dos espaços e a presença dos novos estabelecimentos trazem diversos benefícios: por um lado, um mix comercial mais diversificado para a sociedade, em especial aos frequentadores dos terminais; por outro, a regularização da atividade dos trabalhadores e a visibilidade dos novos negócios por milhares de pessoas”. O Terminal Barro, primeiro a participar do Projeto InForma, com 22 quiosques, recebe cerca de 24 mil passageiros por dia; já o Terminal Joana Bezerra, com 23 quiosques, tem movimento médio superior a 44 mil passageiros diariamente, um fluxo que certamente ajudará os empreendedores a obterem sucesso. Até o fim do ano, mais 20 quiosques serão entregues no Terminal Xambá, de um total de 135 unidades já previstas entre a primeira e a segunda fases de implementação do projeto. 

Segundo Gilberto Menezes, diretor-presidente da Nova Mobi Pernambuco: “Conseguimos trazer os vendedores para o nosso lado, criando um mix de produtos e serviços ainda melhor nos terminais e tirando pessoas da informalidade. Nesta primeira fase, já esgotamos os espaços disponíveis e estamos trabalhando para criar outros, sem prejudicar a funcionalidade dos terminais. Não tivemos, ainda, qualquer desistência ou cancelamento de contratos e, inclusive, alguns dos nossos novos parceiros já expandiram para outros terminais. Nosso objetivo é, até o fim de 2024, levar o InForma para todos os Terminais Integrados da Grande Recife”. 

O Projeto InForma é mais um exemplo de como a Socicam cumpre seu propósito de melhorar a vida das pessoas, sem deixar de lado sua missão de revolucionar a mobilidade no Brasil.