Estratégia de marca – Nosso jeito de fazer
Por Lorena Dantas – Gerente de Comunicação Corporativa da Socicam
A preparação de novos negócios, invariavelmente, contempla um conjunto de atividades complexas, cujas matizes presumem desde estudos econômico-financeiros às questões de logística e de operação. Na esteira dessas atividades, está também a criação da marca, que reúne um trabalho diverso de comunicação e design e objetiva anunciar a forma como a empresa deseja ser percebida, particularizando-a em uma identidade que a ajude a se diferenciar no mercado, gerando conexão com as pessoas.
Na Socicam, o desenvolvimento das marcas dos novos negócios cabe ao Departamento de Comunicação Corporativa, que, com base em uma visão sistêmica do processo comunicacional, define e concebe o nome, o logotipo e os elementos gráficos da marca, para em sequência atribuir a ela uma personalidade própria. De modo a assegurar a coerência na gestão da marca, a identidade visual é traduzida em estratégias de comunicação, linguagem e posicionamento que norteiam todo o trabalho de relacionamento da empresa com seus públicos.
No caso da NOA – Norte da Amazônia Airports –, empresa formada pela Socicam e pela Dix Empreendimentos para gerir os aeroportos internacionais de Belém (PA) e Macapá (AP), o desafio principal era conciliar os valores e as visões das empresas associadas e fazê-los constar de forma harmônica em uma proposta de design que também levasse em consideração as características ecológicas e culturais da região Norte.
Esse projeto de branding teve início em abril do corrente ano, contou com a assistência técnica da TABA – empresa especializada em design inteligente – e englobou as etapas iniciais de desenvolvimento: naming e identidade de marca.
A fase de criação do nome da marca, processo conhecido como nomeação (naming), foi orientada por aspectos como sonoridade, originalidade, ritmo e personalidade e sucedida pela exploração gráfica, que visava encontrar as melhores representação e expressão em desenho do DNA, do propósito e do posicionamento definidos para a nova empresa. Foi nesse momento que o trabalho ganhou materialidade, e todo o esforço criativo foi direcionado para estabelecer o território da marca, que, além do logo, inclui cores, tipologia, elementos gráficos e testes de aplicação.
Em suma, todo o trabalho de desenvolvimento da marca precisa estar de acordo com a proposta de valor definida durante o planejamento. É também necessário mapear e moldar o DNA da marca, buscando a revelação de seu propósito.
A NOA carrega em si uma proposta de valor relacionada a confiabilidade, responsabilidade e eficiência. Partimos do reconhecimento da importância da região Norte para criar uma marca que busca valorizar simbolicamente esse potencial. Por isso, para criar a proposta de design almejada, o conceito criativo se baseou na representação de uma bússola, que na sua funcionalidade sempre aponta em direção ao norte.
Portanto, o desenho do logotipo, a seleção de cores, a escolha da tipografia, todos esses elementos são decorrentes de um processo conscientemente orientado para, além de representar os valores das empresas que a compõem, externar o propósito da empresa em contribuir com o desenvolvimento da região.
Comentários não são permitidos.