Destaques do Terminal Marítimo de Salvador: recorde de passageiros e participação na Seatrade
O Terminal Marítimo de Salvador (BA) recebeu número recorde de passageiros durante a temporada de cruzeiros 2022-2023: foram quase 240 mil turistas, aproximadamente 83 mil a mais do que o registrado em 2019-2020.
Para Gilberto Menezes, Diretor da Divisão Terminais Norte da Socicam, o movimento é resultado direto da demanda reprimida do setor após duas temporadas canceladas devido à pandemia, mas também sinaliza uma mudança importante no status do Porto de Salvador, que vem deixando de ser um terminal de trânsito para se tornar um novo hub de embarques e desembarques para todo o Nordeste do Brasil.
“Antes, cruzeiristas de cidades como Recife, Maceió e Aracaju viajavam para embarcar em Santos, mas agora muitos preferem sair de Salvador. Isso não se deve apenas ao aumento no valor das passagens aéreas, mas a toda a estrutura e a comodidade oferecidas por este terminal”, explica Menezes.
O aumento significativo no volume de turistas que passam pelo Terminal Marítimo de Salvador também se deve à alteração da capacidade de leitos das embarcações, que vem aumentando ao longo dos anos. Na temporada 2022-2023, o Porto recebeu sete navios de turismo, e a previsão para a próxima é de nove embarcações. “Até 2019, normalmente recebíamos navios de cerca de 3,8 mil passageiros. Em 2019-2020, tivemos uma embarcação da categoria 5 mil passageiros, mas na última temporada já foram dois navios desse porte, com números expressivos de ocupação”, relata Menezes.
O diretor afirma que a expectativa para a temporada 2023-2024 é ainda melhor, com a possibilidade de receber navios maiores, com capacidade para mais de 6 mil passageiros.
Seatrade
Já consolidado como um dos principais destinos de navios turísticos no Brasil, o Terminal Marítimo de Salvador teve a oportunidade de apresentar seus atrativos durante o mais importante evento da indústria mundial de cruzeiros, o Seatrade Cruise Global.
O evento aconteceu no fim de março em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e teve a participação de mais de 10 mil pessoas, 80 linhas de cruzeiro e 500 marcas expositoras de mais de 85 países.
“Esta foi a primeira Seatrade realizada desde o início da pandemia da Covid-19, então foi muito importante poder participar desse evento e ter um espaço para que todos os portos brasileiros estivessem representados, apresentando seus destinos para as companhias de cruzeiros”, avalia Gilberto Menezes.
O diretor explicou que o Brasil participou da feira em um estande organizado pela Embratur, onde cada porto brasileiro teve um espaço para divulgar seu destino. Além de Menezes, o Terminal Marítimo de Salvador foi representado por membros da Secretaria de Turismo da Bahia e da Secretaria de Turismo de Salvador.
“Além de a Seatrade ser a maior feira do segmento de cruzeiros do mundo, o encontro é uma oportunidade de contato com as grandes empresas, visto que têm sede em Miami. Este ano, pudemos visitar um terminal da Costa Cruzeiros na região, um empreendimento dos mais modernos do mundo. Essa troca de conhecimento é muito importante e benéfica para o setor”, conclui Menezes.
Comentários não são permitidos.