Com NOA – Norte da Amazônia Airports, Socicam inicia plano de administração dos aeroportos das capitais do Pará e do Amapá
A NOA – Norte da Amazônia Airports, empresa constituída por Socicam e Dix Empreendimentos, iniciou a elaboração do plano de transferência operacional, em maio, para a gestão de dois dos principais aeroportos da região Norte do Brasil, em Belém (PA) e Macapá (AP). Decorrente do Consórcio Novo Norte, a NOA deve investir cerca de R$ 875 milhões ao longo do contrato de 30 anos de concessão.
A gestão do Bloco Norte II foi arrematada na sétima rodada de concessões de aeroportos promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em agosto de 2022. Na ocasião, o Consórcio consagrou-se vencedor do leilão, com a oferta de outorga de R$ 125 milhões.
Assinado em abril e com efetividade desde 5 de maio, o contrato prevê um período de transição de até 125 dias com operação em conjunto com a Infraero. Ao longo dessa etapa, a Socicam vai desenvolver um plano de ações imediatas, levantando todas as necessidades de melhorias e investimentos que os terminais devem receber para aprimorar suas operações.
Marcelo Bisordi, diretor-presidente da NOA e diretor da divisão de Aeroportos da Socicam, afirma que ao menos metade das obras obrigatórias dos aeroportos deverão ser concentradas nos três primeiros anos do contrato, até maio de 2026, contemplando a modernização do Aeroporto de Belém.
Para Bisordi, a proximidade com a Europa e os Estados Unidos aumenta o potencial dos aeroportos como hubs regionais para viagens domésticas e internacionais.
Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Concessionária Centro-Oeste Airports (COA), empresa do Grupo Socicam, afirma que a conquista do Bloco Norte II consolida ainda mais a posição de liderança da Socicam no mercado de administração de aeroportos. “Hoje a Socicam é a principal operadora de aeroportos privados do Brasil, com um total de 26 empreendimentos sob sua gestão, sempre pautada por respeito aos usuários e segurança das operações aéreas”, afirma.
Migliorini ressalta, ainda, que os aeroportos de Belém e Macapá estão localizados no bioma amazônico, com grande potencial para atrair turistas de diversas regiões. “O investimento em regiões de grande relevância ambiental é uma aposta do Grupo Socicam que começou com o Bloco Centro-Oeste de aeroportos. Acreditamos que os dois blocos vão conversar bem entre si e estamos confiantes de que as novas operações contribuirão para o desenvolvimento dessas regiões do país”, conclui.
Comentários não são permitidos.