Socicam é eleita uma das 100 empresas mais influentes do setor de mobilidade em ranking com foco em inovação e ESG

A Socicam foi eleita uma das 100 empresas mais influentes do setor de mobilidade em 2023, em um estudo realizado com 339 companhias pela plataforma Connected Smart Cities e pela Mobilidade Estadão, iniciativa do jornal O Estado de S. Paulo. Inovação e temas ligados ao universo ESG, como preservação ambiental, eficiência energética, inclusão, respeito aos direitos humanos, ética e transparência, foram prioridades na avaliação do ranking.

Entre janeiro e fevereiro deste ano, foi realizada uma minuciosa análise de dados do setor, considerando as melhores iniciativas em mobilidade urbana e as ações com maior potencial para avanço no ecossistema de transportes. A análise e a votação das empresas mais influentes foram realizadas por um comitê de jurados composto por 39 profissionais, com representantes do setor e especialistas em mobilidade do Estadão.

“É um grande orgulho estarmos listados entre as 100 empresas mais influentes em mobilidade do ano. Testemunhar o impacto positivo que nossas ações de inovação e ESG têm gerado nas infraestruturas de mobilidade nos deixa entusiasmados em seguir contribuindo para otimizar o desempenho dos transportes e apoiar iniciativas ativas de viagens mais sustentáveis e de menor geração de carbono”, afirma Wanderley Galhiego Jr., Diretor de Novos Negócios e Inovação da Socicam. “Nossa visão de futuro está orientada a colaborar com o desenvolvimento de cidades mais resilientes, equitativas e habitáveis, o que compreende a redefinição de terminais em hubs multimodais e multifuncionais, com serviços e facilidades em um único espaço, até o desenvolvimento de Vertiportos para e-VTOLS integrados aos nossos terminais”, acrescenta.

Os Vertiportos são infraestruturas multifuncionais com torre de controle específica para a operação de veículos elétricos que voam com decolagem e pouso vertical (e-VTOLS) e são um exemplo de projeto de inovação desenvolvido pela Socicam dentro do seu conceito de mobilidade combinada, que facilita a integração dos mais diversos modais de transporte.

Iniciativas ESG também foram destaque na votação do ranking. Entre as ações que contribuíram para que a Socicam se posicionasse como uma das empresas mais influentes do setor de mobilidade, estão projetos de eficiência energética, como o do Aeroporto de Zona da Mata, que o tornaram o primeiro do país a obter a certificação LEED Gold como líder em energia e design ambiental, instalação de painéis solares em diversos empreendimentos e iluminação por LED, que fizeram o consumo de energia cair, em média, 70% nos terminais.

A empresa ainda desenvolve ações de educação ambiental. Durante todo o ano, recebe a visita de membros da comunidade, principalmente estudantes, para conhecer a estrutura dos empreendimentos e a relação entre estes e o meio ambiente, disseminando informações sobre preservação do ecossistema e mitigação do risco de acidentes com a fauna.

Na área social, a Socicam mantém campanhas que já são tradicionais, como a Campanha do Agasalho e o Cartão Social, que acontecem há mais de 20 anos, além de visitas a instituições filantrópicas e arrecadações de doações em casos de desastres naturais, beneficiando uma série de pessoas e intuições.