Socicam destaca importância da mobilidade urbana integrada em debate no evento Infra Nordeste GRI 2023

A Socicam foi uma das convidadas do Infra Nordeste GRI 2023, um dos principais eventos regionais do setor de infraestrutura no Brasil, realizado nos dias 9 e 10 de março em Salvador (BA). Reunindo empresas líderes das áreas de infraestrutura e energia, autoridades governamentais, concessionárias, investidores, instituições financeiras e bancos multilaterais, o Infra Nordeste debateu perspectivas de investimento e oportunidades para consolidar o desenvolvimento dos estados da região Nordeste.

Wanderley Galhiego Junior, Diretor de Novos Negócios e Inovação da Socicam, participou do painel de discussão “Mobilidade Urbana – Como repensar integração de trilhos, BRTs e terminais?”, onde destacou a importância dos terminais para melhorar a mobilidade das cidades e aumentar a qualidade de vida das pessoas.

“A mobilidade urbana é talvez um dos temas mais desafiadores do setor de infraestrutura, porque envolve diferentes esferas de governos e depende das características de cada cidade. Em nossos mais de 50 anos de experiência, restou evidente que a cadeia da mobilidade tem vários elos, formados, em especial, por ônibus, abrigos, formas de pagamento, corredores e terminais e estações de transferência, e tentar resolver tudo de uma só vez é impossível. A melhor forma de iniciar a construção de uma mobilidade urbana eficiente é aprimorar as estruturas de integração, oferecer espaços multiusos que sejam acessíveis a todos os modais, e isso começa pelos terminais”, explica Galhiego.

“Como tirar as pessoas do transporte particular para o público? Entendendo a demanda de transporte em cada local, tentando levar conveniência, conforto e serviços para o nosso cliente do transporte. As infraestruturas que queremos são hubs multiusos, espaços em que o poder público incentive a integração lógica dos sistemas de transporte. Depois disso há espaço para melhorar outros elos dessa cadeia”, complementa.

Para o diretor, um excelente exemplo desse conceito é o Terminal Nova Lapa, em Salvador (BA), que oferece mais conveniência aos passageiros e serviços importantes para a comunidade do entorno. Além de estabelecer uma integração multimodal, com acesso a diversas linhas de ônibus e ao metrô, o Terminal Nova Lapa possui um espaço multiuso com mais de 3 mil metros quadrados e uma área comercial que conta com uma grande variedade de estabelecimentos, de supermercado a clínica médica, passando por restaurantes, unidades de ensino e uma academia de ginástica.

Galhiego também cita o projeto desenvolvido pela Socicam para carros voadores, dentro do seu conceito de Mobilidade Combinada. Em parceria com a empresa Intertechne, a Socicam concebeu uma infraestrutura multifuncional com torre de controle específica para a operação de e-VTOLS, veículos elétricos que voam com decolagem e pouso vertical, um espaço para carregamento dos mais diversos tipos de veículos elétricos e integração com outros modais de transporte, como ônibus e bicicletas.

“Os terminais são o melhor ponto de partida para solucionar as questões do presente e pensar o futuro da mobilidade urbana, já que recebem centenas de milhares de pessoas diariamente. Precisamos pensar rápido e diferente para incentivar o uso do transporte público e destravar a mobilidade das grandes cidades brasileiras. Investir em transporte público é investir em saúde pública, em segurança e em sustentabilidade”, conclui Galhiego.