Conclusão de obras traz mais conforto, qualidade e segurança operacional ao Aeroporto de Chapecó

O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó (SC), teve suas obras de ampliação e modernização concluídas pela concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam. Os investimentos de mais de R$ 40 milhões, superando o valor previsto para todo o período de concessão, que era de R$ 33 milhões, aumentaram a qualidade do atendimento e triplicaram a capacidade operacional do aeroporto, um dos mais movimentados da região. Agora, o empreendimento pode receber 1,5 milhão de passageiros por ano.

O terminal de passageiros foi ampliado de 1.896 m² para 2.800 m². Com 900 m², a nova sala de embarque agora oferece 180 assentos, novos sanitários, área de alimentação, sala VIP e um moderno sistema de internet gratuita.

“Desenvolvemos uma requalificação completa para que o terminal esteja à altura da expectativa do público da região. Com a modernização, ele tornou-se também o primeiro aeroporto do portfólio da Socicam que apresenta a nova identidade visual da empresa, com telhado verde, azul e branco e ambientes com cores que remetem à marca”, explica o Gestor Aeroportuário Filipe Gomes, responsável pela administração do empreendimento.

As melhorias também incluem mais segurança e eficiência nas operações. A concessionária Voe Xap obteve junto ao Comando da Aeronáutica a aprovação do sistema RNP (Required Navigation Performance) para mais uma das cabeceiras da pista, tornando-a apta a operar pousos de aproximação por instrumentos (IFR), mecanismo já instituído em outra cabeceira. Na prática, o procedimento amplia a capacidade operacional do aeroporto, principalmente sob condições de baixa visibilidade – como nos casos de neblina e chuva –, diminuindo as taxas de cancelamento de voos em cerca de 50%. Até o momento, os pousos na cabeceira sem o sistema RNP ocorriam apenas por orientação visual, causando restrição em casos de mau tempo.

“Desde o início da concessão, uma das nossas prioridades era aumentar a eficiência operacional, o que se traduz em redução dos cancelamentos de voo e maior atratividade para novas rotas, e esse resultado foi entregue à população. Agora, além da comodidade de ter um aeroporto totalmente requalificado, confortável e moderno, a região de Chapecó conta com operações ainda mais seguras e eficientes”, esclarece Marcelo Bisordi, Diretor de Aeroportos da Socicam.

Em funcionamento 24 horas por dia, o Aeroporto de Chapecó atende voos regulares da Azul para Viracopos e Florianópolis; e da Gol e da Latam para Guarulhos. A média é de nove voos diários.

Em 2022, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso atendeu meio milhão de passageiros. Cerca de 3 mil pessoas são recebidas por dia no terminal, que registra 4,2 mil operações por ano, entre pousos e decolagens, o que o consolida como importante vetor de mobilidade para o oeste catarinense.