Terminal Marítimo de Salvador receberá 77 cruzeiros durante a temporada 2022-2023

Com a chegada do navio MSC Fantasia, no dia 29 de outubro, o Terminal Marítimo de Salvador deu início à temporada de cruzeiros 2022-2023, que deve ser a maior da década no país. Após dois anos de restrições impostas pela Covid-19, o segmento está em clima de grande expectativa.

Até 20 de abril de 2023, data em que recebe o navio Costa Firenze, o Porto de Salvador será escala de 77 grandes cruzeiros que navegarão pela costa brasileira. Entre navios de cabotagem e de longo curso, o empreendimento deve receber cerca de 300 mil turistas, número recorde da série histórica de cruzeiros na cidade.

Em sua estreia na costa brasileira, o MSC Seashore é o grande destaque. Maior navio da temporada, ele tem 169.400 toneladas, 339 metros de comprimento, 41 metros de largura e 76 metros de altura. Com capacidade para mais de 5,6 mil pessoas, oferece quase 13 mil metros quadrados de espaços ao ar livre, com seis piscinas e um parque aquático. A embarcação chegou ao Terminal Marítimo de Salvador em 6 de dezembro e terá 17 passagens pelo porto baiano.

Além do MSC Seashore, os principais navios que atracarão em Salvador durante a atual temporada são: MSC Fantasia, MSC Musica, MSC Seaview, MSC Armonia, Costa Favolosa, Costa Fortuna e Costa Firenze.

Estima-se que, entre outubro de 2022 e maio de 2023, nove navios de cabotagem viajarão pela costa brasileira, somando 780 mil leitos, um aumento de 47% em comparação com os 530 mil leitos ofertados na temporada 2019-2020. Segundo a CLIA Brasil, braço nacional da Cruise Lines Internacional Association, maior entidade do setor de cruzeiros no mundo, a movimentação deve proporcionar a criação de 48 mil postos de trabalho e um impacto econômico de R$ 3,8 bilhões no país.

Por meio da concessionária Contermas, a Socicam administra, desde 2016, a operação do Terminal Marítimo de Salvador. Localizado em um ponto estratégico da capital baiana e em posição privilegiada no litoral brasileiro, esse porto conta com infraestrutura e serviços de alta qualidade, em um terminal com área construída de 7.678 m², dividido em três pavimentos climatizados e de fácil acesso aos usuários.

A integração do terminal com os principais pontos turísticos de Salvador confere mais agilidade e facilidade ao deslocamento dos cruzeiristas em sua passagem pela cidade. Além de disponibilizar infraestrutura e serviços para trânsito, embarque e desembarque dos passageiros, o Terminal Marítimo de Salvador oferece apoio aos mais diversos prestadores de serviços do segmento, como as agências de turismo, as armadoras e as agências marítimas.

A Bahia, mundialmente conhecida pela sua hospitalidade, é um destino inesquecível para cruzeiristas de todo o mundo, e o Terminal Marítimo de Salvador, orgulho da Socicam, está mais preparado do que nunca para ser a porta de entrada perfeita para um dos passeios mais procurados do litoral brasileiro.