Com novas operações em São Paulo e Salvador, Socicam amplia contribuição para evolução da mobilidade urbana no Brasil
O segundo semestre de 2022 foi marcado pelo início de duas importantes operações da Socicam. No fim de setembro, quatro estações do Trecho 1 do sistema de BRT da cidade de Salvador (BA) passaram a ser administrados pela empresa. E no início de novembro, foi a vez da cidade de São Paulo (SP), onde a SP Terminais Noroeste, empresa que compõe o Grupo, realizou a assunção de nove terminais urbanos.
Ambos os projetos têm papel relevante na evolução da mobilidade urbana no Brasil e se beneficiarão dos 50 anos de experiência da Socicam no segmento. A empresa é responsável por terminais urbanos, rodoviários, portuários e aeroportuários em 15 estados, distribuídos por todas as regiões do Brasil.
Em São Paulo, a Socicam vai contribuir para melhorar a mobilidade diária de mais de 195 mil pessoas com a operação dos terminais urbanos Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Lapa, Pinheiros, Pirituba, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como pontos de parada, em uma concessão com duração de 30 anos.
A SP Terminais Noroeste, responsável por esses empreendimentos, fará investimento de mais de R$ 150 milhões ao longo da concessão. O contrato prevê a realização de melhorias em acessibilidade, infraestrutura e comunicação dos terminais, além da gestão de outros serviços, como vigilância, monitoramento, limpeza, manutenção, operação e modernização geral dos empreendimentos.
“A SP Terminais Noroeste nasce da convergência dos conceitos de mobilidade, sustentabilidade e tecnologia. Mais do que melhorar a experiência de se locomover, a empresa vai repensar a conectividade do espaço urbano, trabalhando para que os terminais urbanos sejam âncoras da transformação e do desenvolvimento da capital paulista”, explica Marcílio Carlos Bovolini, Diretor de Mobilidade Urbana e Serviços da Socicam.
O Trecho 1 do sistema de BRT de Salvador já está operando e conta com 24 novos ônibus adquiridos pela prefeitura da cidade, sendo oito veículos totalmente elétricos, em linha com a crescente demanda por soluções mais sustentáveis no setor de transportes. Com presença consolidada no setor de mobilidade da capital baiana, a Socicam já administra em Salvador o Terminal Turístico Náutico da Bahia, o Terminal Marítimo no Porto de Salvador e o Terminal Urbano Nova Lapa.
“É uma grande satisfação estarmos envolvidos em mais um projeto tão importante para os soteropolitanos, que vai contribuir para tornar a cidade de Salvador mais dinâmica e aumentar a qualidade de vida de seus habitantes e visitantes”, conclui Gilberto Torres de Menezes Jr., Diretor de Terminais Norte da Socicam.
Comentários não são permitidos.