Socicam promove educação ambiental para crianças e adolescentes

Os aeroportos Glauber de Andrade Rocha, em Vitória da Conquista (BA), Jorge Amado, em Ilhéus (BA), Presidente Itamar Franco, na Zona da Mata (MG), Aeroporto Regional de Aracati (Canoa Quebrada) e todos os aeroportos do bloco Centro-Oeste (Cuiabá, Alta Floresta, Rondonópolis e Sinop) receberam no mês de junho alunos de instituições de ensino locais para uma ação educativa em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente.

A ação faz parte do projeto Primeira Decolagem, criado pela Socicam em 2019 com o objetivo de estimular o envolvimento de crianças e adolescentes com a preservação ambiental em suas cidades.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de monitoramento e manejo de fauna e as atividades desempenhadas pelos Bombeiros nos aeroportos administrados pela Socicam, além de saber mais sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos para que animais não sejam atraídos para áreas que representem risco às operações aéreas.

Todos os participantes receberam materiais educativos e lanche durante as visitas, e em alguns aeroportos a ação permitiu a visitação nas aeronaves, graças à parceria com as Companhias Azul e Gol. A ação também contou com o apoio de parceiros como a empresa Quality e as Secretarias de Educação das cidades.

Além de desenvolver a integração de crianças e jovens com o meio ambiente, a Socicam visa difundir uma cultura de segurança de voo e de preservação ambiental nas comunidades do entorno dos aeroportos.

Entre as ações já realizadas como parte do projeto Primeira Decolagem, destacam-se o plantio de 60 mudas de árvores nos municípios de Goianá e Rio Novo, na região do Aeroporto Presidente Itamar Franco, e a colaboração, junto ao Corpo de Bombeiros e à Marinha do Brasil para a retirada do óleo que atingiu a praia Ponta da Tulha, próxima ao Aeroporto de Ilhéus, em outubro de 2019.