Projeto Doca 01 valoriza área do porto de Salvador com polo de economia criativa

Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Salvador (BA), a Socicam empreendeu uma parceria com a Prefeitura Municipal da cidade e investiu na construção de um polo de economia criativa, que entre outros resultados irá contribuir com a revitalização da área portuária da capital baiana, atraindo turistas e moradores.

 

Com previsão de inauguração para o mês de agosto, o polo abrigará um centro de produção audiovisual, um estúdio de música, um estúdio de cozinha para a produção de conteúdos e eventos de gastronomia, auditórios, restaurantes, espaços de co-working e uma praça de eventos.

 

Batizado de Doca 01, o projeto teve um investimento de mais de R$ 12 milhões e teve sua construção gerida pela Contermas, arrendatária do Terminal Marítimo de Salvador, que é formada pelas empresas Socicam e ABA. O empreendimento está localizado na área de arrendamento do Porto de Salvador que é administrada pela Socicam por meio da Contermas.

 

“O projeto foi idealizado para dar vida a uma área muito bonita de Salvador, mas que não tinha todo seu potencial explorado e permanecia deserta no período da noite e nos fins de semana. É um empreendimento que irá não só alavancar o turismo no local, mas beneficiar muito a cidade como um todo, pois os espaços poderão ser desfrutados pelos moradores”, afirma Fábio Ruas, Gerente Administrativo da Contermas.

 

Para a Contermas, “a proposição de novos usos para as áreas do contrato de arrendamento contribui para otimizar os resultados desse negócio, ao passo que potencializa os interesses estratégicos da Socicam, especialmente no contexto em que o turismo náutico na Bahia foi fortemente impactado pela pandemia da Covid-19” explica Gilberto Menezes, Diretor da Divisão Terminais Norte da Socicam.

 

O Doca 01 terá capacidade para receber simultaneamente 1,3 mil pessoas e a expectativa é que sejam realizados mais de 350 eventos por ano, com um fluxo esperado de 190 mil pessoas nesse período.