Socicam projeta Hub de Mobilidade Combinada com Terminal de e-VOLTS
Com a ideia de redefinir os terminais de passageiros em hubs multiuso, dentro do seu conceito de Mobilidade Combinada, a Socicam, que chega aos seus 50 anos de trajetória em 2022 com planos para os próximos 50, elaborou um projeto que busca ampliar as funções de suas estruturas para o uso além da sua função de conectividade, garantindo diversidade de atividades, serviços de conveniência e multimodalidade. Entre um dos principais destaques deste projeto está a integração com serviços de transporte individuais modernos, como e-Scooters e os e-VTOLS.
Quando pensamos em maravilhas tecnológicas, os e-VTOLS, veículos elétricos que voam com decolagem e pouso vertical, veem à mente imediatamente. Felizmente, esta possibilidade de transporte está cada dia mais perto de se tornar realidade, graças aos avanços tecnológicos feitos nos últimos anos. Mas para que este novo modal de transporte possa ser usufruído no dia a dia, outras questões também precisam ser resolvidas, como regulação e a infraestrutura necessária para a recepção e utilização destes veículos.
Pensando em se antecipar a esta novidade, a Socicam, por meio do seu Laboratório de Inovação e Sustentabilidade – Socicam Lab, em parceria com a Intertechne, se debruçou sobre esta lacuna e concebeu o Hub de Mobilidade que se traduz numa infraestrutura multifuncional com torre de controle específica para a operação dos e-VTOLS, espaço para carregamento dos mais diversos tipos de veículos elétricos e integração com outros modais de transporte, como ônibus e bicicletas.
Sobre esta importante novidade no mercado e a antecipação de uma demanda futura pela Socicam, Wanderley Galhiego Jr., Diretor de Inovação e Novos Negócios da Socicam, fala: “Faz 50 anos que trabalhamos para melhorar a vida das pessoas, ajudando diariamente na mobilidade por meio dos terminais de passageiros que gerimos. Agora, frente às novas revoluções tecnológicas, estamos pensando como levar a ideia de integração e conectividade a um novo patamar. A Mobilidade Combinada é algo que precisa acontecer, para melhorar o transporte em grandes cidades, trazendo melhorias significativas à sociedade e aos clientes do transporte coletivo”
“Nesse grande projeto, que visa os próximos 50 anos da empresa e das infraestruturas de transporte, já temos os estudos avançados para a implementação de pontos de pouso para os e-VTOLS integrados aos nossos empreendimentos. É importante que estejamos preparados para esse futuro, que não demorará 30, 40 anos, para serem uma realidade no nosso dia a dia, ao contrário, poderemos ter todas essas tecnologias de micro e macro mobilidade em cerca de cinco anos. Esse projeto é sobre isso, já antecipamos o futuro dos terminais e da mobilidade urbana, por isso já estamos projetando os e-VTOLS integrados em Hubs que irão oferecer todas as facilidades e comodidades” finaliza Wanderley.
No Brasil, a Socicam administra 102 terminais rodoviários e urbanos, 24 aeroportos e quatro terminais marítimos. Contribuir com a mobilidade está na essência da Socicam, que se empenha para assegurar o atendimento de mais de 100 milhões de pessoas por mês e apoiar todos os modais do transporte, uma vez que, mensalmente, ocorrem em seus empreendimentos cerca de um milhão de partidas rodoviárias, sete mil decolagens e 1.700 partidas marítimas.
Quer saber mais sobre o projeto? Veja matéria da Época Negócios, com entrevista de Wanderley Galhiego Jr., explicando sobre o hub de mobilidade com terminal para e-VTOS.
Comentários não são permitidos.