Socicam vence licitação da primeira PPP de terminais urbanos do Brasil

A Socicam venceu a licitação aberta pelo Governo de Pernambuco para a administração de 26 terminais integrados de ônibus da Grande Recife e 44 estações de BRT (Bus Rapid Transite). A decisão, formalizada pelo Estado de Pernambuco no último dia 22 de setembro, é histórica por se tratar da primeira parceria público-privada (PPP Administrativa) de terminais urbanos do Brasil. A vitória do Consórcio Nova Mobi Pernambuco, formado por empresas do Grupo Socicam, garante à nova administradora a responsabilidade, pelos próximos 35 anos, de investir na requalificação, conservação, administração e aprimoramento das estruturas de transporte de massa da Grande Recife.

Iniciado em maio de 2019, o projeto foi encabeçado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado de Pernambuco, ao abrir o edital para o chamamento do Procedimento de Manifestação de Interesse. Este passo abriu a oportunidade para que a iniciativa privada buscasse mais informações sobre as estruturas, suas possibilidades de negócios e investimentos. Com os projetos multidisciplinares entregues pelas interessadas, envolvendo parte de operação, engenharia, jurídica, financeira e econômica, o processo seguiu para consulta pública e aprimoramentos.

A Socicam realizou um minucioso trabalho de estudo de viabilidade. Para João Paulo Neves, coordenador de Novos Negócios da Socicam, esse tipo de projeto engendra grande complexidade de análise e de esforço técnico para reunião e atendimento dos requisitos do edital. “A partir da experiência acumulada e do conhecimento sobre esse modelo de negócio, nossa equipe fez o dever de casa que possibilitou mais essa conquista”, revela Neves.

Sendo a liderança e o protagonismo, marcos da atuação da Socicam, Wanderley Galhiego, Diretor de Inovação e Novos Negócios da Socicam, explica: “Fomos atraídos pela inovação e impacto social positivo que podemos gerar com esse projeto, elevando a qualidade da infraestrutura e levando conforto e segurança para a comunidade. Temos a oportunidade de melhorar, diretamente, a vida de mais de 800 mil pessoas por dia, investindo, modernizando e entregando serviços de alta qualidade sem onerar a população ou elevar o custo do Poder Público ou do Sistema de Transporte”.

Para imprimir a qualidade da Socicam, os terminais e estações serão reformadas e modernizadas com aporte de tecnologias como instalações de câmeras com sistemas de inteligência artificial, implantação de Centrais de Controle de Segurança e geração de energia solar através de painéis fotovoltaicos. Além disso, será realizado um forte trabalho para levantamento de parceiros comerciais para diversificar os produtos e serviços, ofertados nos terminais. A partir de então, a Socicam conseguirá entregar aos recifenses mais facilidade, economia e conveniência que são marcos da sua gestão.

“Nossa expectativa é de que até janeiro de 2022 a Socicam já esteja, oficialmente, encarregada das estruturas. Nossos planos são ousados e buscam assegurar infraestruturas de transportes qualificadas e que deem conta de apoiar o aperfeiçoamento de todo o sistema. Assim, poderemos atrair cada vez mais pessoas para a alternativa de transporte que é mais sustentável, que é o caso do transporte coletivo” explica Gilberto Menezes, Diretor da Divisão Terminais Norte da Socicam que assumirá a responsabilidade de gerir esse contrato e terá o desafio de viabilizar a operação nos próximos meses..

Ao todo, serão criados mais de 3.000 empregos diretos e indiretos, sendo que a concessão, com 35 anos de duração, deve ter investidos, mais de R$ 113 milhões em melhorias nas 70 estruturas que passarão a ser gerenciadas pela Socicam na grande Recife.