Socicam inova com primeiro aeroporto a obter a certificação LEED Gold

O Aeroporto da Zona da Mata é o primeiro do Brasil a receber a certificação LEED Gold, como líder em energia e design ambiental. Localizado na região de Juiz de Fora, em Minas Gerais, o equipamento recebeu o selo sustentável internacional pela eficiência de suas operações e a consequente diminuição dos impactos ambientais do seu funcionamento.

Para conquistar esta certificação, a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata promoveu uma lista extensa de melhorias na estrutura do local, começando pela implementação de um projeto de eficiência energética ao substituir a iluminação por LED. Esta atitude possibilitou a redução de 73% no consumo de energia, passando de 9.076 KWh/mês para 2.485 KWh/mês, além da redução de emissão de carbono no equivalente a 10,7 toneladas por mês e aumento do conforto para todos os clientes e colaboradores.

A comodidade de todos os usuários também foi o ponto central na reforma com a instalação de ventilação natural no local, com janelas em mais de 50% dos espaços internos, o que colocou o aeroporto acima da média nacional no quesito energético e de conforto térmico. Ainda buscando reduzir o impacto do espaço no meio-ambiente, uma composteira elétrica foi instalada, transformando cerca de 10 kg de resíduos orgânicos em adubo usado em uma horta local ou doado para a comunidade.

Além disso, foi criada a política para os resíduos passíveis de reaproveitamento da doação dos recicláveis para os catadores locais, o que resultou em reaproveitamento de 96% dos resíduos que antes seriam encaminhados para os aterros ou que seriam incinerados. No consumo de água, foi promovida a economia de 43% a partir da substituição de equipamentos mais modernos e que permitem identificar rapidamente vazamentos e o plantio de plantas nativas da região que não exigem sistemas de irrigação permanente.

Outro fator importante para esta certificação foi a diminuição das emissões atmosféricas de CO2, com a implementação de políticas internas para caronas solidárias, uso de transporte público e formas de transporte individuais verdes, como bicicletas. Cerca de 62% dos profissionais do aeroporto utilizam meios alternativos para ir ao trabalho, em processo conduzido pela consultoria Novva Solutions. Para encerrar, produtos de limpeza convencionais foram substituídos por outros de base natural, mantendo os níveis de desinfecção das superfícies, especialmente em momentos de pandemia do novo coronavírus.

Sobre a conquista da certificação LEED Gold, Flávio Santos, Superintendente do Aeroporto, fala: “com o objetivo de honrar nosso compromisso com a diminuição dos impactos ambientais ao planeta, a Concessionária se antecipou e atingiu a pontuação do nível Gold já em 2021, sendo que o planejado era para 2030, demonstrando nossa dedicação ao tema”.

Para Marcelo Bisordi, Diretor da Divisão Aeroportos da Socicam, possuir o primeiro aeroporto brasileiro com esse nível de certificação internacional no portfólio assevera a qualidade que a Socicam entrega à sociedade. Ao que Marcelo conclui: “Alcançar padrões estruturais e operacionais elevados e apropriados para a obtenção da certificação LEED Gold, além de endossar o alto nível de desempenho obtido ao longo do processo de certificação em Zona da Mata, também afiança o compromisso da Socicam com a sustentabilidade na administração de seus aeroportos”.