Socicam inicia implantação de novo sistema de monitoramento de manutenção dos aeroportos

Com a responsabilidade pela gestão dos aeroportos que conquistou a concessão, a Socicam mantém o seu impulso em sempre implantar melhorias importantes para os seus clientes e colaboradores. Pensando nisso, buscou um novo sistema para monitoramento das manutenções dos aeroportos. Este programa, chamado Infraspeak, é mais completo e moderno do que o utilizado até então, possui funções automáticas de monitoramento de manutenção e já está sendo utilizado em alguns aeroportos da Socicam.

Para conseguir cumprir este objetivo, a empresa começou o processo em fevereiro deste ano, com as avaliações dos programas disponíveis, pesquisas de mercado e validação com empresas que usavam estas ferramentas. Em junho, após apuração do atendimento dos requisitos do projeto, foi escolhida a ferramenta adequada, que teve no início de julho a versão piloto aplicada nos aeroportos de Mato Grosso, primeiro em Cuiabá, depois em Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta. Posteriormente a solução foi aplicada nos aeroportos da Bahia: Vitória da Conquista, Ilhéus e Comandatuba.

Sobre a necessidade deste novo sistema, Bruno Carlos da Conceição, Supervisor de Operações da Socicam, fala: “Desde o começo, pensamos absolutamente na parte de segurança. A estrutura já funcionava, porém detectamos que poderia ser feito algo ainda melhor neste sentido, assim como na otimização dos serviços e custos dos aeroportos. Após um rígido processo de avaliação, feito por uma equipe multidisciplinar da Socicam, escolhemos este programa com a premissa de composição de pessoas, equipamentos, materiais e procedimentos, para coordenar todo o processo de manutenção de forma mais coesa. Assim, conseguimos trabalhar de forma mais ativa prevendo possíveis problemas, efetuando reparos de forma mais ágil e melhorando a usabilidade dos nossos aeroportos”.

Ricardo Saturnino, analista de suporte da Socicam, fala um pouco mais sobre os benefícios do novo sistema. “A implementação do novo sistema passa, necessariamente, pela configuração de parâmetros altamente aderente às melhores práticas do mercado e de cada um dos usuários, proporcionando uma experiência simplificada e facilitada no dia a dia, respeitando os procedimentos tão importantes feitos pela manutenção”, revela.

Mário Veras, Engenheiro de Eletrônica na Socicam reforça os pontos de destaque do novo sistema. “Construímos e estamos implantando um programa de manutenção aeroportuária para incrementar o desempenho, a confiabilidade e a disponibilidade dos bens dos aeroportos. Isso será garantido de forma mais rápida e transparente para todos os nossos parceiros, sejam eles companhias aéreas ou entes públicos”.

Sobre o prazo final do processo, Alexander Cerqueira, Gerente da Divisão Aeroportos da Socicam, encerra: “Nosso cronograma para implantação do sistema está sendo feito de maneira eficiente e deve ser concluído até o fim deste ano em 13 empreendimentos operados pela Socicam. Nossos planos seguem com avaliação dos 11 novos aeroportos de São Paulo, que devem ser contemplados no ano que vem”.