Contribuições da Comunicação para o fortalecimento da cultura organizacional

As recentes mudanças no ambiente e nas relações de trabalho, motivadas pelos efeitos da pandemia, elevaram indubitavelmente os desafios das organizações. No aspecto da comunicação, promover a transformação digital e a inovação foram essenciais para assegurar engajamento, produtividade e preservação da cultura.

Para a Socicam que, além da diversidade de segmentos de atuação, possui presença em todo o território nacional, integrar os colaboradores das diferentes unidades de negócios (aeroportuário, portuário, rodoviário e urbano) sempre foi um trabalho de grande complexidade, especialmente em se tratando das equipes operacionais.

Para além de trabalhar os elementos da cultura organizacional, notadamente compreendida como uma vantagem competitiva para os negócios, a empresa compreendeu que era preciso reforçar o seu conjunto de crenças e valores, ao mesmo tempo em que reconhecia a diversidade de indivíduos, grupos, origens e histórias que a compõe.

O momento que estamos vivendo evidenciou essa urgência e trouxe a oportunidade e conveniência para viabilizar essa conexão. Foi nesse contexto e com a motivação de aproximar mundos e fortalecer nossa cultura organizacional que surgiu a Socicam Conecta, a TV Corporativa da Socicam.

A partir de uma ferramenta digital que supre a necessidade dos diversos formatos de mensagens demandados pela comunicação interna, criamos um canal de TV exclusivo para os colaboradores e conseguimos alcançar unidades em diversos cantos do país. Desde o interior de Pernambuco a grande São Paulo, mantemos hoje um alinhamento direto da comunicação entre a nossa matriz e as demais unidades de negócios.

Além de conectar os colaboradores em um canal único, a TV oferta um maior dinamismo para a comunicação da empresa. É possível veicular informações estratégicas, reforçar os aspectos da cultura organizacional, ao mesmo tempo em que desenvolvemos campanhas de endomarketing e de engajamento com os colaboradores.

Da mesma forma que esse canal nos permite uma progressão horizontalizada da comunicação, igualmente trabalhada entre os diferentes públicos para as mensagens chaves, conseguimos personalizar as informações de acordo com os interesses de cada negócio e as particularidades de cada local. A partir da compreensão que a cultura organizacional também é vívida, reconhecemos a importância de abrirmos espaços para os hábitos e costumes regionais e assim alcançamos uma cultura permeada pelo espaço-tempo de sua existência.

Dispor de tecnologia e de uma visão estratégica da comunicação corporativa é uma prerrogativa para dar conta dos desafios atuais. A pandemia certamente foi um divisor de água para a gestão organizacional e estar atento ao potencial de colaboração da comunicação é um diferencial para o futuro das empresas.

 

Lorena Macedo Rafael Dantas

Coordenadora de Comunicação Corporativa da Socicam