Terminal de Comandatuba recebe aval da Anac para operar como aeroporto público

O aeroporto Ilha de Comandatuba, administrado pela Socicam desde 2016, recebeu recentemente a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos comerciais regulares.

Agora classificado como Aeroporto Público, o aeródromo recebeu o voo inaugural no dia 26 de junho, operado pela companhia aérea Azul e proveniente do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). No mesmo dia, outro voo com origem no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), pousou em Comandatuba, também operado pela Azul.

Em um primeiro momento, o aeroporto irá operar os trajetos até Congonhas e Confins somente nos fins de semana, mas continuará recebendo voos fretados de outras companhias aéreas, como Gol e Latam.

“O aeroporto de Comandatuba é focado no recebimento de passageiros e, devido às características turísticas da região, tem um fluxo maior aos fins de semana. Os voos comerciais irão facilitar o acesso de turistas aos resorts da região e ligar as cidades do sul da Bahia a duas das maiores cidades do país”, diz Cláudio José Gomes, diretor da Divisão Aeroportos da Socicam.

Localizado em Una (BA), o aeroporto Ilha de Comandatuba possui uma pista de 2.000 metros de comprimento e 30 metros de largura e dispõe de vários auxílios visuais e de navegação aérea, que o tornam um dos terminais mais seguros da região sul da Bahia.

Ainda este ano a Socicam irá implementar no terminal um sistema de câmeras de segurança (CSTV), um sistema informativo de voo (SIV) e melhorias na sinalização horizontal do pátio de aeronaves, que está capacitado para receber aviões do porte do Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer 195.