Aeroporto de Sinop recebe Certificado Operacional da Anac

O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT), recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e está agora autorizado a operar por instrumentos.

Além de habilitar o aeroporto a receber qualquer aeronave homologada para operar em IFR (sigla em inglês para Regras de Voo por Instrumentos), o certificado também traz a possibilidade de atrair novos voos regulares ao terminal.

“O aeroporto de Sinop teve uma das melhores recuperações entre os aeroportos do país este ano, com uma queda de somente 5% na frequência de passageiros e voos durante a pandemia em 2020. Com o certificado, a expectativa é de que esse fluxo aumente nos próximos meses, e já há novos voos regulares programados”, explica o diretor da Concessionária Centro-Oeste Airports, Marco Antônio Migliorini.

O processo para a obtenção do certificado foi iniciado logo após a Socicam assumir a administração do terminal, em novembro de 2019, por meio da concessionária Centro-Oeste Airports (COA). Foram realizados estudos aeronáuticos, análises técnicas e reuniões com a Anac, além de obras de adequação e melhorias no aeroporto, para torná-lo apto a receber a certificação.

Com a pandemia, as visitas para vistoria foram suspensas durante praticamente todo o ano de 2020, mas foram retomadas este ano e a certificação foi obtida em 2 de março de 2021.

“A obtenção da certificação operacional é para nós um reconhecimento de todo o trabalho e empenho que a Socicam, por meio da COA, vem fazendo no aeroporto de Sinop. A certificação é um selo de qualidade dos serviços prestados pela Socicam e garante que o aeroporto opera sob as mais rígidas regras de segurança, que as empresas aéreas têm a melhor infraestrutura à disposição e que os passageiros recebem o melhor atendimento”, diz Migliorini.

Na esteira dos projetos de Customer Experience, o trabalho da Socicam tem buscado a excelência nos serviços oferecidos aos passageiros, que agora podem usufruir desse resultado no aeroporto de Sinop, através da oferta de maior qualidade e segurança das operações e da disponibilização de condições para a ampliação da oferta de voos.