Socicam valoriza práticas comerciais mais éticas por meio de seus fornecedores

Para garantir que seus negócios estejam cada vez mais alinhados às melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), a Socicam, em parceria com o Ibracem (Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento), irá certificar e homologar toda a sua cadeia de fornecedores e parceiros.

Por meio da parceria, a Socicam terá acesso a uma ferramenta dotada de business intelligence e big data analytics, disponibilizada de forma subsidiada aos fornecedores e que tem como finalidade atestar a inexistência de débitos ou pendências perante órgãos competentes, inclusive com abrangência para questões de risco financeiro ou patrimonial.

O processo de monitoramento se efetiva através da avaliação de conformidade legal, que é realizada periodicamente para conferir a situação de regularidade, permitindo uma atuação preventiva, com a respectiva regularização em tempo hábil. Como resultado, a empresa obtém a certificação que atesta de forma integrada a inexistência de débitos, pendências ou apontamentos perante os respectivos órgãos competentes.

Entidade de interesse público, o Ibracem já realizou mais de 1 milhão de avaliações de conformidade legal e o monitoramento de mais de 120 mil empresas no Brasil e mais de 5 mil empresas no exterior.

De forma mais pontual, a certificação desenvolvida pelo instituto pode detectar e tratar eventuais irregularidades e possíveis indícios de desvios de conduta, como fraudes e atos ilícitos praticados contra a administração pública, inclusive corrupção, sonegação fiscal, concorrência desleal e lavagem de dinheiro, bem como identificar a ocorrência de riscos financeiros, legais e de natureza cadastral, ambiental, fiscal, tributária, previdenciária, trabalhista, criminal, reputacional e de integridade, com a classificação dos respectivos níveis de risco, de acordo com diretrizes normativas da ISO 17.065, 19.600, 31.000 e 37.001.

“A parceria reforça nosso compromisso de atuar sempre com transparência em nossas relações comerciais. Exigimos de nossos fornecedores e parceiros requisitos importantes de conformidade legal, responsabilidade social e ambiental, e o monitoramento contínuo de toda a cadeia permitido pela ferramenta do Ibracem irá assegurar que essas exigências estão sendo cumpridas”, afirma Paulo Alonso, Gerente Financeiro da Socicam.

A atuação do Ibracem junto à Socicam faz parte de um projeto de aperfeiçoamento da gestão e de elevação da transparência desenvolvido pela Diretoria Administrativa Financeira e que está previsto para se efetivar em três fases. A primeira, já concluída, consistiu no monitoramento dos CNPJs das empresas do grupo Socicam, que somam hoje mais de 140 pessoas jurídicas. Em seguida será realizada a certificação e homologação dos fornecedores e, por fim, será feita a certificação de parceiros locatários das áreas comerciais sob administração da Socicam.

“Desde outubro passado estamos realizando um trabalho de conscientização junto aos nossos fornecedores sobre a importância de obter a certificação. Planejamos ter todos os fornecedores estratégicos certificados e homologados até o final deste ano”, explica Lucas Gomes Busch, Coordenador de Compras da Socicam.

Está em curso um projeto que auxiliará a Socicam a valorizar as práticas comerciais mais éticas na relação com seus fornecedores e parceiros e que, em última análise, contribuirá para a promoção de um ambiente de negócio mais íntegro a partir da conscientização e engajamento das empresas com as quais se relaciona.