Socicam diversifica oferta de serviços em terminais rodoviários

Em um movimento de reconfiguração e modernização dos terminais rodoviários, partindo do objetivo de ampliar a oferta de serviços prestados nesses espaços, a Socicam inovou nos modelos de negócios B2B (business-to-business), disponibilizando um pacote de serviços de assistência para as empresas de transporte.  

A iniciativa foi inaugurada em setembro, quando a Socicam passou a realizar a limpeza dos ônibus das viações do Grupo JCA que operam em seus terminais. O serviço inclui o recolhimento de resíduos, limpeza dos banheiros, higienização de assentos e nebulização para desinfecção do ambiente com produtos certificados para o combate à Covid-19. O projeto piloto do novo serviço teve início na rodoviária do Tietê, em São Paulo, e está sendo expandido para os terminais de Barra Funda e Jabaquara, também em São Paulo. Ao longo de 2021, a iniciativa será levada aos demais terminais sob gestão da Socicam.

A ideia de ofertar esse pacote de serviços não é recente, uma vez que a empresa sempre estudou formas de otimizar o uso das infraestruturas dos terminais, especialmente pensando no atendimento das necessidades de seus parceiros. Mas foi o cenário da pandemia, as demandas por uma gestão mais eficiente do uso dos recursos e a necessidade de implantar protocolos de higienização mais rígidos que tornaram o projeto realidade.

“Se pensarmos que as viações deslocam os ônibus até as garagens para que possam executar os serviços de higienização dos veículos e depois retornam aos terminais para iniciarem o transporte de passageiros, fica claro como a oferta desses serviços nos terminais representa uma economia de recursos para as empresas”, explica Marcio Caetano, Coordenador de Operações dos Terminais de São Paulo.

Outro serviço que integra esse pacote é o de assistência ao despacho de bagagens no embarque e desembarque nas plataformas rodoviárias. Essa solução assegura padronização e melhoria do atendimento aos passageiros, uma vez que todas as viações poderão utilizar o pessoal que a Socicam disponibilizará. Esse serviço será implementado em caráter experimental no terminal rodoviário do Tietê nos ônibus operados pelo Grupo JCA, sendo, posteriormente, expandido para outras rodoviárias.

“Os impactos da pandemia afetaram amplamente nossas operações, mas seguimos desenhando alternativas para vencermos essa crise. Estamos certos de que a oferta de serviços de limpeza e assistência para as empresas de ônibus oferece vantagens para todos. A Socicam incrementa a carteira de serviços, as viações economizam com redução de custos das garagens e os passageiros ganham um serviço padronizado, com o nível de qualidade da Socicam” argumenta Rodrigo Fernandes, Diretor da Divisão Terminais Sul.