Setor aéreo: retomada passa pela biossegurança
A pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, transformou o dia a dia de diversos setores da economia.
Há uma grande preocupação, acompanhada de intenso trabalho, em evitar o contágio no retorno de algumas atividades. De acordo com pesquisa mundial feita pela Boeing em julho deste ano, o brasileiro era um dos povos mais preocupados em contrair a Covid-19 em voos, com 74% dos entrevistados se mostrando “muito preocupado”. Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos passageiros no mundo (85%) tinham alguma preocupação em contrair a doença durante um voo.
De olho nesse cenário, o setor aéreo desenvolveu uma série de ações para que a retomada acontecesse da forma mais segura possível, adotando medidas de biossegurança. Aeroportos, companhias aéreas e todos envolvidos criaram métodos e protocolos de segurança para tornar a viagem de avião ainda mais segura em toda sua cadeia.
E as medidas foram bem recebidas pelos clientes. Um levantamento do Ministério da Infraestrutura, realizado em agosto, indicou que os viajantes têm confiança nas medidas adotadas pelo setor aéreo, com 53,1% dos entrevistados aprovando os protocolos sanitários utilizados em aeroportos e aeronaves para evitar a contaminação. A mesma pesquisa mostrou que 53,6% dos entrevistados disseram ter planos de voltar a voar já nos próximos meses.
Outros estudos mostram a segurança em viajar de avião e que as medidas são eficientes. Estudo recente da Escola de Saúde Pública TH Chan, de Harvard, concluiu que o uso universal de máscaras em ambientes como o de aeronaves pode reduzir o risco de infecção por partículas respiratórias para menos de 1%. O uso da máscara, junto a outras medidas, como aumento da ventilação com filtragem HEPA nas aeronaves e desinfecção de superfícies, oferecem proteção intensa contra a Covid-19.
Embarque Seguro da Socicam – Padronização da biossegurança
Assim que foi decretada a pandemia no Brasil, a Socicam já iniciou, de forma organizada e padronizada, novas medidas sanitárias em todos os seus empreendimentos, como terminais rodoviárias, urbanos e marítimos, e aeroportos.
Em maio, a empresa lançou a campanha “Embarque Seguro”, com o objetivo de minimizar o risco de contágio, reforçar a prevenção contra a transmissão do novo coronavírus e seguir garantindo a segurança da população. Todas as ações de proteção sanitária adotadas seguem as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde municipais e estaduais.
De forma coordenada e consistente, a Embarque Seguro foi implementada em todos os empreendimentos da Socicam, trazendo unidade nas ações, nos cuidados e nos projetos de biossegurança.
Os aeroportos administrados pela Socicam também implementaram as diversas ações realizadas pela Embarque Seguro, como aumento na frequência de limpeza, avisos sonoros, adesivação para a manutenção do distanciamento entre as pessoas, e reforço de equipamentos de EPIs para os colaboradores e de produtos de limpeza.
“A Embarque Seguro foi extremamente importante para o trabalho de biossegurança em nossos aeroportos. Criamos unidade e consistência nas ações, fazendo com que nossos clientes soubessem das ações de biossegurança ao embarcar ou desembarcar em nossos empreendimentos”, explica Marcelo Bisordi, Diretor da Socicam Aeroportos. “O setor aéreo, já tão cercado de segurança, precisou se reinventar e trazer inovações com foco em biossegurança. Foi extremamente necessário para cuidarmos dos nossos clientes e tranquilizar todo setor para a retomada das atividades. Foi, e ainda tem sido, um trabalho conjunto de todos que fazem parte do setor, para que possamos cuidar de clientes e colaboradores, nas mais diversas áreas da aviação, passando pelo terminal, embarque e desembarque, e dentro dos voos”, comenta.
“Estamos retomando as atividades em diversos aeroportos e temos tido a confiança dos usuários e dos parceiros, como as companhias aéreas. Hoje, temos, em média, 50% do movimento do mesmo período do ano passado”, pontua o executivo.
Confira o vídeo da Embarque Seguro: https://www.youtube.com/watch?v=ZSvKiSCDfDw&t=67s
Inteligência Artificial no combate à Covid-19
A Socicam continua sendo pioneira nos esforços de biossegurança, com um trabalho que envolve inteligência artificial no sistema de monitoramento. Com a implantação de recursos analíticos e de tecnologia de Machine Learning, que permite ao sistema aprender e entender diferentes tipos de situações, as operações ganham mais eficiência para gerir a ocupação dos espaços, monitorar o distanciamento entre as pessoas e detectar o uso correto das máscaras faciais.
O projeto está em fase piloto nos terminais aeroportuários de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta.
“Não medimos esforços e nem investimentos para a implementação de tecnologias que tragam ainda mais biossegurança para nossos colaboradores e clientes. As inovações são constantes e a Socicam está de olho em todas elas”, finaliza Bisordi.
Comentários não são permitidos.