Socicam mantém ação social durante a pandemia

Há mais de 20 anos, a Socicam realiza em seus terminais urbanos, rodoviários, marítimos e aeroportuários a Campanha do Agasalho, arrecadando doações de roupas em todo o Brasil. Em 2020, a pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de uma série de precauções para evitar o contágio do novo coronavírus, incluindo o distanciamento social, o que levou a Socicam a adaptar sua campanha.

A coleta de itens de vestuário doados pelos usuários dos terminais administrados pela Socicam foi substituída pela doação e distribuição de cobertores, realizadas exclusivamente pela empresa. No total, foram doados pela Socicam 1.000 cobertores, distribuídos entre oito instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.

“A mudança na campanha levou em conta a proteção dos colaboradores da Socicam e dos favorecidos pela ação, evitando a manipulação de itens doados por diversas pessoas, como geralmente ocorre na Campanha do Agasalho. Também quisemos aumentar a conveniência para as instituições, levando até elas os cobertores”, explica Fernando Paulo Eusebio, Coordenador Administrativo da Divisão dos Terminais Urbanos de São Paulo, responsável por acompanhar a entrega das doações.

As instituições que receberam os itens já possuem relação com a empresa, em razão das ações sociais realizadas nos anos anteriores. Com frequência essas instituições são selecionadas por meio de indicações de colaboradores da Socicam, que muitas vezes fazem trabalho voluntário nos locais. É o caso de Fernando, que atua como voluntário no Centro Comunitário das Crianças de Nossa Senhora de Guadalupe do Jardim Laura, um dos destinos escolhidos para os cobertores.

“Em um momento em que estamos vivendo inúmeras dificuldades por conta da pandemia, as instituições beneficentes foram muito esquecidas, por isso a decisão da Socicam de criar uma estratégia para continuar ajudando foi tão importante. Os representantes das instituições ficaram tão agradecidos que, mesmo com a pandemia, queriam nos abraçar no momento da entrega das doações. É um privilégio poder ajudar as pessoas e ver esse gesto recebido com tanto carinho”, completa Fernando.

Mais que o exercício da solidariedade, a Socicam compreende a necessidade da prática contínua da empatia, pois todos estamos sendo impactados pela pandemia. Além de manter o compromisso de ofertar um serviço com o propósito de melhorar a vida das pessoas e com a responsabilidade de zelar e proteger a vida de todos, a Socicam continua realizando as ações que fazem parte da sua história, ainda que em formatos adaptados à atual realidade.