Socicam investe em automação e aprimora o sistema de controle de tarifas de embarque em terminais rodoviários

Alinhada ao Programa Socicam 360 que, a partir de uma visão sistêmica, visa antecipar a jornada de inovação da empresa para construir a sua nova versão frente à realidade anunciada, a área de inovação entrega um projeto que otimiza os recursos de trabalho envolvidos na comercialização de tarifa de embarque.

A automação do processamento das tarifas de embarque dos terminais rodoviários é parte do redesign organizacional da Socicam, que prevê uma reengenharia de processos, a partir da adoção de uma série de inovações e transformações que foram aceleradas pelo contexto da pandemia do novo coronavírus.

Desde o início do segundo semestre, a Socicam vem implementando a solução nos terminais rodoviários que administra. O novo processo é realizado de forma totalmente digital e promove uma integração completa entre os sistemas dos terminais e das companhias de transporte rodoviário, trazendo mais eficiência, exatidão e segurança à comercialização e ao controle de tarifas.

A nova funcionalidade já se mostra como uma prática pioneira no setor de transporte rodoviário e está compatível com as aplicações modernas do setor de transporte aéreo, que é notadamente reconhecido como um dos segmentos mais tecnológicos. Antes da automação, a venda e a cobrança das tarifas de embarque eram realizadas fisicamente, por meio de procedimentos operacionais distintos.

Neste novo modelo, as tarifas são virtuais e são distribuídas automaticamente para as empresas de ônibus, à medida que a comercialização das passagens é realizada. Por meio da integração dos sistemas, diariamente, são expedidas as faturas de cobrança para cada empresa, resultando em economia de recursos e mais agilidade no processamento das tarifas.

A integração e automação dos sistemas aperfeiçoa os processos operacionais e aumenta a transparência da comercialização das tarifas de embarque, tornando o controle financeiro mais eficiente e coibindo a ocorrência de fraudes ou evasão de receitas. Além disso, com informações mais precisas, o terminal tem condições de realizar uma gestão efetiva do volume de passageiros que recebe e consegue estimar o número de pessoas que circulam pelo local com mais brevidade”, explica Luiz Fernando da Silva, Coordenador de Sistemas.

O Sistema de embarque já funciona em 20 terminais da Socicam, entre eles a Rodoviária do Rio de Janeiro e os terminais de Campinas, Fortaleza e Recife. O objetivo é implementar a automação nos terminais da cidade de São Paulo (Tietê, Jabaquara e Barra Funda) até o final do ano e, em seguida, expandir o novo modelo para todos os empreendimentos rodoviários da Socicam no Brasil.

“O processo integrado e automatizado é uma inovação que traz melhorias para o setor administrativo e moderniza o sistema de tarifas de embarque do modal rodoviário. Com as rápidas mudanças exigidas pela pandemia, estamos usando este momento de transformação para adotar melhores práticas no setor, com base em inovações desenvolvidas na empresa e, também, nas boas práticas do setor aéreo. Com essa solução, todos os envolvidos são beneficiados com mais eficiência e transparência. Ganha a Socicam, as empresas de transporte rodoviário e sobretudo o consumidor final”, afirma Rodrigo Fernandes Toledo, Diretor da Divisão de Terminais Sul da Socicam.