Inteligência artificial é usada no combate à Covid-19 em empreendimentos da Socicam

Para reforçar as medidas sanitárias de combate à pandemia do novo coronavírus, a Socicam adotou de forma inovadora em alguns empreendimentos sob sua administração o uso de Inteligência Artificial (IA) nos sistemas de videomonitoramento e segurança dos terminais.

Os aeroportos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, o terminal rodoviário de Recife, em Pernambuco, e o Terminal Marítimo de Salvador, na Bahia, possuem modernos sistemas de câmeras que reconhecem a adoção de recursos analíticos e de tecnologia de Machine Learning, responsável pelo aprendizado e entendimento de diferentes tipos de situações pelo sistema. A Socicam está fazendo uso dessa funcionalidade para monitorar o risco de contato e elevar a eficiência da implantação dos Planos de Biossegurança dos terminais.

Os sistemas equipados com Inteligência Artificial realizam a contagem de pessoas no ambiente, eliminando a necessidade de contagem manual em pontos de entrada e saída, o que contribui para o controle da ocupação dos espaços e permite a gestão ágil em casos de aglomeração de pessoas nos terminais. Tais sistemas também estão capacitados para monitorar o distanciamento entre os frequentadores dos terminais, detectando situações em que a distância entre as pessoas fica abaixo do limite recomendado e sinalizando para os operadores as situações de não conformidade com o protocolo de biossegurança para que possam realizar a devida intervenção com orientação.

O uso de máscaras também é monitorado pelo sistema inteligente. A tecnologia aplicada é avançada o suficiente para classificar os objetos detectados no campo de visão da câmera como humanos e determinar se as pessoas no vídeo estão usando máscara ou não, de forma correta ou não, possibilitando a adoção de medidas em tempo real para garantir um ambiente seguro para todos.

“A principal inovação desse sistema é a autonomia de aprendizado que as câmeras têm. Como são dotadas de tecnologia Machine Learning, as câmeras vão retendo informações sobre diferentes eventos e adequando as notificações que produzem durante o monitoramento. Por exemplo, sabemos que bebês de colo não precisam usar máscara. Em vez de gerar um alerta ao ver um bebê sem máscara, a câmera é capaz de tomar uma decisão baseada em estatística, sem a necessidade de confirmar repetidamente aquela informação com o operador”, explica Danilo Franzin, Gerente de Inovações Tecnológicas.

Por seu pioneirismo na adoção da IA no contexto da pandemia, levando o sistema para os aeroportos do interior do estado de Mato Grosso, implantando tecnologias de alto valor agregado que grande terminais do país ainda não possuem, a Socicam recebeu uma menção de reconhecimento do Grupo Policom, um dos principais distribuidores de fabricantes deste tipo de tecnologia no Brasil.

“Terminada a pandemia, a Inteligência Artificial pode ser usada nos terminais com outros objetivos, como por exemplo para controlar fluxos, saber quais são as zonas de maior e menor circulação nos ambientes e usar esse conhecimento para aprimorar os pontos comerciais. Também a operação de segurança fica melhor com as câmeras inteligentes. Esta tecnologia continuará sendo inovadora para outras tarefas operacionais à medida que a realidade se transformar e novas funcionalidades analíticas forem implantadas”, conclui Franzin.