Socicam prepara escritório central em São Paulo para retorno de atividades

Para garantir a saúde e bem-estar de todos os colaboradores, a Socicam desenvolveu um Plano de Contingência com orientações para a retomada segura das atividades no escritório central da empresa em São Paulo e recomendações para a prevenção do contágio ao novo coronavírus no trabalho e em casa.

Considerando que devemos lidar com a existência do vírus até que se tenha a vacina e visando garantir um distanciamento seguro entre as pessoas no escritório, os profissionais da Socicam permanecerão em trabalho remoto durante parte da semana e só deverão ir à empresa em dias previamente designados. “Será implementado um rodízio de equipes no escritório, para diminuir a circulação de pessoas no local. Algumas posições de trabalho serão bloqueadas para que se mantenha a distância de segurança e as salas de reuniões passam a ter limitação de pessoas” explica Renato dos Santos, gerente de Recursos Humanos da Socicam.

O mesmo modelo de rodízio será adotado no horário de almoço, para que a área de refeições seja usada por um número limitado de pessoas. A limpeza de todos os ambientes do escritório será reforçada, e serão instalados dispensers de álcool em gel acionados por pedal e lixeiras específicas para o descarte de material potencialmente contaminados como máscaras e luvas.

Ainda não está confirmada a data do retorno dos profissionais ao escritório, mas quando definida, todos seguirão o rodízio estabelecido no Plano de Contingência. Pessoas pertencentes aos grupos de risco mais vulneráveis à Covid 19 devem permanecer em trabalho 100% remoto por mais tempo.

“No retorno ao escritório, todos os colaboradores receberão um kit com máscaras de tecido e álcool em gel e terão sua temperatura medida pelo médico do trabalho. Também elaboramos um questionário para conhecer as condições de saúde dos colaboradores e das pessoas com quem moram”, diz Fabiano Corrêa de Aguirre, Coordenador Técnico da Segurança do Trabalho da Socicam.

O Plano de Contingência define, ainda, as medidas a serem tomadas para o manejo de suspeitas de infecção e casos confirmados de Covid-19 entre os trabalhadores. Entre as orientações estão informações sobre descontaminação de ambientes e isolamento domiciliar.

Todos os colaboradores receberam também um Manual de Saúde e Trabalho, que detalha todas as medidas de prevenção que devem ser adotadas no combate à pandemia.

O manual é focado em cinco medidas específicas: higiene pessoal, distanciamento entre as pessoas, uso de equipamentos de proteção, higienização do ambiente e monitoramento de sintomas, com orientação para abstenção do trabalho em caso de suspeita de contágio. As recomendações seguem as orientações das autoridades mundiais de saúde e serão atualizadas continuamente, de acordo com a evolução do controle do vírus.