Programa Socicam 360 define a estratégica para a nova realidade da empresa

Os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre a sociedade foram responsáveis por transformar a realidade que conhecíamos, rompendo paradigmas tradicionais e acelerando o futuro.  Na Socicam, as transformações, que já estavam em curso, foram intensificadas nos últimos meses e agora fazem parte da nova realidade que está sendo construída na empresa.

Mais que ajustar a cultura organizacional e o modo de fazer Socicam, a empresa definiu uma estratégia global que integra projetos complementares e interdependentes sob um mesmo guarda-chuva, chamada de Socicam 360. Concebida como um programa, a iniciativa visa conectar projetos de diferentes áreas técnicas para que possam dialogar entre si, potencializando as interfaces de diferentes frentes de trabalho para criar uma unidade entre a estratégia, a ação e a comunicação.

“O Socicam 360 é antes de tudo um trabalho de gestão, que traz uma abordagem de convergência e articulação para todos os projetos estratégicos da empresa”, afirma Wanderley Galhiego Junior, Diretor de Novos Negócios e Inovação da Socicam.

No formato em que foi lançado, o programa é composto por quatro frentes de trabalho: redesign organizacional, eficiência energética, customer experience e ambientação.

Englobando aspectos mais afetados pela pandemia, o projeto de redesign organizacional estabelece uma reengenharia de processos e a revisão da estrutura organizacional visando a modernização da organização. A renovação do modelo de trabalho na empresa, com adoção mais ampla do trabalho remoto e mudanças na forma de utilização do escritório, que passa a ser em formato coworking, são os recentes frutos desse projeto.

A frente de eficiência energética compreende desde a modernização de terminais e outros espaços administrados pela Socicam até a revisão de procedimentos e o investimento em novas tecnologias, com o objetivo de alcançar um uso mais eficiente e sustentável de energia elétrica em todos os empreendimentos.

Os projetos de customer experience e de ambientação dos terminais, que já estavam em desenvolvimento, passaram a compor o programa com o objetivo de corroborar com a visão sistêmica que está conduzindo a formação da nova versão da Socicam. A expectativa é que ao longo dessa jornada outros projetos estratégicos venham a compor o Socicam 360, de forma a promover mais eficiência e qualidade para a empresa.

“Com as mudanças trazidas pela pandemia, as empresas que conseguirem antecipar suas jornadas de transformação terão uma gestão mais madura, facilitando a continuidade de seus negócios. Mais do que preparar a empresa para esta nova realidade, essas quatro frentes de trabalho estão focadas em fazer com que a Socicam chegue aos seus 50 anos mais integrada, sustentável, eficiente e moderna, em uma trajetória contínua de inovação até o seu centenário”, conclui Galhiego.