Novos sistemas de iluminação aumentam eficiência energética dos aeroportos de Vitória da Conquista e Caldas Novas

O Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA), e o Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, em Caldas Novas (GO), tiveram seus sistemas de iluminação e energia totalmente renovados no primeiro semestre de 2020. Além da melhora significativa na luminosidade dos ambientes externos e internos dos aeroportos, os novos projetos aumentaram a eficiência energética dos terminais, tornando-os mais sustentáveis.

Composto por lâmpadas LED, o sistema deve trazer uma redução mínima de 69% no consumo de energia no aeroporto de Vitória da Conquista, com uma economia de 33.846 KWh/mês e uma redução na emissão de carbono equivalente a 55 toneladas.

Em Caldas Novas, a expectativa é que o consumo de energia tenha uma diminuição mínima de 66%, equivalente a 8.843 KWh/mês, com uma redução de 13,7 toneladas na emissão de carbono.

“Além de reduzir o consumo de energia, o novo projeto mudou totalmente a luminosidade dos ambientes dos terminais. A tecnologia LED usada é a mais avançada que existe, com luzes muito mais eficientes. Também em termos de segurança, o novo sistema traz um grande impacto positivo”, destaca Danilo Franzin, Gerente de Inovações Tecnológicas.

Como o projeto teve a abrangência de 100% do pátio das aeronaves, além da melhoria da luminosidade, obteve-se maior nível de segurança operacional. Já no terminal de passageiros, o uso das lâmpadas LED ajudou, ainda, a diminuir o gasto de energia com ar condicionado, uma vez que esse tipo de iluminação causa um menor aquecimento no ambiente. Além da economia, isso proporciona mais conforto para os passageiros, por conta da temperatura mais amena nas áreas dos terminais.

O projeto foi desenvolvido em colaboração com a empresa Stylux Brasil, especializada em projetos de iluminação, com certificados nacionais e internacionais. O novo sistema está sendo implementando agora no aeroporto de Zona da Mata (MG), com expectativa de conclusão em agosto.

As tendências que estão se confirmando no período da pandemia têm mostrado a necessidade urgente de uma atuação mais consciente das organizações. A conclusão desses projetos, mesmo num cenário de pandemia, reafirma o compromisso da Socicam em oferecer qualidade e conforto aos passageiros e ratifica a orientação estratégica da área de Eficiência Energética da empresa.