A geração de valor através da comunicação em tempos de crise

A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus testou a capacidade de resiliência das pessoas e organizações, requerendo, de forma compulsória, uma rápida adaptação às novas rotinas. Mais que transformar o modelo de trabalho e virtualizar as relações, foi preciso lidar com a ameaça sanitária, unindo esforços no combate à propagação do vírus.

“Para a Socicam, que tem o propósito de melhorar a vida das pessoas, priorizar a saúde e a segurança de clientes e parceiros foi o ponto focal de toda a tomada de decisões. A partir desse cenário de rápidas transformações, conduzir uma comunicação consistente e assertiva foi um grande desafio, dentre tantos outros que estamos vivendo”, pondera Wanderley Galhiego Júnior, Diretor de Novos Negócios e Inovação.

A pandemia exigiu da Comunicação Corporativa uma resposta rápida e alinhada às urgências que se revelaram. Considerando que os terminais de passageiros prestam serviços essenciais de apoio à mobilidade para os que precisam se deslocar, foi necessário transformar os canais de comunicação em espaços para disseminar as melhores práticas de convívio e prevenção da doença, orientar acerca da adoção de novos comportamentos e atitudes nos espaços públicos e informar sobre as alterações nas operações.

A empresa disponibilizou para os terminais vídeo informativo para ser veiculado nos sistemas de telas, cartazes para as áreas de grande circulação de pessoas apontando a necessidade de higienização frequente das mãos e do uso das máscaras faciais, adesivos para demarcação da distância de segurança em filas e para o bloqueio de assentos nas longarinas, adesivos para indicação de QR Code para formulário digital de fale conosco e também criou uma campanha baseada no protocolo de biossegurança adotado nos empreendimentos para transmitir segurança aos passageiros e conscientizar sobre a nova forma de utilizar o transporte público.

Considerando a ampla diversidade de negócios e atuação em todo o território nacional, a empresa reafirmou a importância de realizar a comunicação de forma unificada, padronizada e alinhada com os seus valores. “Essa estratégia já vinha sendo implementada antes, dadas as diretrizes do Plano de Comunicação, mas foi consolidada com os desafios impostos pela pandemia. Ela nos trouxe uma visão expandida, para falarmos de forma uníssona” avalia Lorena Dantas, Coordenadora de Comunicação Corporativa, da Diretoria de Novos Negócios e Inovação.

Em vista das incertezas e angústias que esse cenário impôs, a comunicação corporativa também precisou aproximar a Socicam dos seus colaboradores, possibilitando conexão, despertando confiança e revelando transparência. A empatia foi o sentimento condutor de toda a comunicação interna que trabalhou com comunicados e vídeos com mensagens de otimismo e estímulo da Diretoria-Geral, além de disponibilização de conteúdos informativos sobre a Covid-19 em canais off-line e on-line.

Os recursos de conectividade deram pulso para essa engrenagem. Foram realizadas cerca de 1000 videoconferências na plataforma de comunicação adotada pela empresa, entre reuniões e chamadas em grupo, além de um encontro virtual com todos os líderes da Socicam. A nova realidade também corroborou para a consolidação do portal de intranet da empresa, uma vez que esse foi o canal principal para a troca de informações e demonstração de zelo e atenção da empresa com seus colaboradores.

Mais do que nunca, está claro a relevância da comunicação para as organizações. Foi importante ter os canais estruturados e uma estratégia de comunicação completa definida para poder aproveitar as oportunidades e fortalecer a relação da Socicam com o seu público. “Para além de comunicar, a Socicam reconheceu a importância de manter a conexão com as pessoas e o que se percebe é que sairemos da quarentena com o ecossistema e a percepção da marca ressignificados”, conclui Lorena Dantas.