Iniciativas de Customer Experience transformam experiência do passageiro nos terminais Socicam

Sempre com foco em realizar a melhor entrega para seus clientes, a Socicam ampliou o horizonte da estratégia de gestão para seus terminais de passageiros. Mais que ofertar excelência na prestação dos serviços, assegurando segurança, conforto e limpeza nas infraestruturas de apoio ao transporte rodoviário, o que já é marca de sua gestão, a Socicam está reelaborando a estratégia de Customer Experience para surpreender seus clientes.

Tendo em vista o plano de incrementar a presença de atributos positivos nos empreendimentos que administra e reforçar a conexão com seus clientes, essa iniciativa faz parte da estratégia da empresa para aumentar os investimentos em Customer Experience (CX), um movimento pioneiro no setor de gestão de terminais rodoviários no Brasil. Com o objetivo de mapear as mudanças, demandas e expectativas dos usuários dos terminais, a Socicam contratou a consultoria espanhola Izo The Experience Design Company.

“O perfil dos usuários de transporte mudou muito nos últimos anos. Muitas coisas impactaram a forma como os passageiros interagem com a infraestrutura das cidades, como a conectividade, os aplicativos de transporte, os novos modais e, até mesmo, a mudança nos interesses das novas gerações”, afirma o diretor de Novos Negócios e Inovação da Socicam, Wanderley Galhiego.

O projeto que está em curso avaliou a experiência dos clientes nos terminais administrados pela Socicam, desenhou e avaliou a sua jornada, identificando as suas expectativas e preferências, a fim de ter clareza sobre as oportunidades de estabelecer uma real conexão entre a empresa e seus clientes. Entre os principais perfis de viajantes atuais, está visível que o viajante profissional busca, sobretudo, economia e conforto em suas viagens e valoriza a conveniência trazida por terminais com localização facilmente acessível. O menor custo da viagem e a localização do terminal também influenciam a decisão do turista, que busca no ônibus um meio de transporte seguro para seus trajetos.

“Mais do que obter um serviço, o consumidor quer se sentir acolhido. Pensando nisso, estamos trabalhando num modelo que ofereça ao passageiro uma experiência agradável e completa durante as viagens, da porta de casa até o destino. É nesse contexto que criamos o app TerminalX, uma plataforma que contribuirá para enriquecer a vivência dos viajantes não só em nossos terminais, mas ao longo de toda a viagem”, diz Galhiego.

Seguindo a diretriz do projeto de CX para aprimorar a experiência das pessoas que circulam por seus terminais, a Socicam lançou uma versão piloto no início de 2020 de um serviço exclusivo de streaming com filmes, documentários, conteúdos infantis, séries e shows. Batizado de TerminalX, o aplicativo também permite que os passageiros consultem mapas interativos dos terminais e a programação de chegadas e partidas dos ônibus.

Desenvolvido em parceria com a Thales, líder global em soluções digitais, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Google Store em dispositivos com o sistema Android. Lançado inicialmente em Campinas (SP), o serviço será em breve oferecido em todos os terminais operados pela Socicam.

“Outras ideias estão em pauta e novas ações virão para garantirmos continuamente o bem-estar de quem escolhe o ônibus como forma de viajar, uma opção que está ganhando cada vez mais novos adeptos”, conclui o diretor.