Conheça três destinos próximos a Cuiabá para curtir a natureza

Partindo do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, é possível acessar em algumas horas três dos principais destinos de natureza do estado de Mato Grosso.

A região é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Sua rica fauna inclui jacarés, capivaras e espécies ameaçadas de extinção, como a Onça-pintada, o Tamanduá-bandeira, o Cervo do Pantanal e o Tatu-canastra.

 

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Localizado a 67 km do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, o parque possui cachoeiras, grutas, paredões de pedra e rios. Entre as atrações que costumam estar abertas à visitação estão o Mirante do Véu de Noiva, a Cachoeira dos Namorados, o Circuito das Cachoeiras, a Casa de Pedra, e o Morro de São Jerônimo.

A maior parte dos atrativos só pode ser visitada mediante agendamento prévio com guias ou condutores autorizados pelo parque nacional. No site do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) é possível obter mais informações sobre o agendamento (www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes)

O parque pode ser visitado o ano todo. O período mais chuvoso vai de dezembro a março, e, entre julho e outubro, ocorre o período de seca, com temperaturas mais altas e possibilidade de queimadas na região.

 

Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense

Com 135 mil hectares, o parque faz parte do Pantanal, um dos maiores biomas do país, com grande diversidade de espécies da fauna e da flora. Ele é localizado na confluência dos rios Paraguai e Cuiabá, no município de Poconé (MT).

O acesso ao parque é feito por meio do Porto Jofre, que fica a aproximadamente 4 hora de viagem de carro partindo do aeroporto. Como o parque não possui estrutura turística, só pode ser conhecido em passeios de lancha ou em travessias de barcos-hotel. Para visitá-lo é necessário ter uma autorização, que pode ser obtida com a ajuda dos hotéis da região.

 

Nobres

As paisagens com cachoeiras grutas e rios cristalinos de Nobres podem ser vistas a partir de uma viagem de cerca de duas horas partindo do aeroporto.  A maior parte dos atrativos fica na região de Vila de Bom Jardim, a 65 km do centro do município.

Mergulho, flutuação e visitas a cachoeiras estão entre as principais atividades de lazer feitas na região. Assim como a Chapada dos Guimarães, Nobres pode ser visitada todo o ano. A estação chuvosa dura de dezembro a março, período em que as quedas d’água ficam mais cheias. Nos demais meses, o tempo fica mais seco, o que facilita os deslocamentos por trajetos de terra.