Terminal Turístico Náutico da Bahia recebe regata internacional Transat Jacques Vabre

O Terminal Turístico Náutico da Bahia recebeu a 14ª edição da Transat Jacques Vabre, uma das maiores regatas do mundo, iniciada em Le Havre, na França, no dia 27 de outubro. Os participantes da regata percorreram 8 mil quilômetros em 25 dias, sendo que os primeiros barcos chegaram a Salvador no dia 8 de novembro.

Em parceria com os organizadores da regata e as autoridades locais, a Socicam deu apoio à recepção dos competidores, que puderam usar toda a infraestrutura do Terminal Turístico Náutico gratuitamente. Operado pela Socicam, o terminal faz parte do sistema hidroviário da Baía de Todos-os-Santos e representa um dos principais meios de acesso aos municípios da Ilha de Itaparica e do Recôncavo Baiano.

Com 59 veleiros participantes, a regata Transat Jacques Vabre contou com velejadores de 11 países tendo as últimas embarcações chegado à capital baiana no dia 21 de novembro. Mesmo sendo um dos percursos transatlânticos mais difíceis do mundo, apenas sete veleiros não conseguiram finalizar a prova na Baía de Todos-os-Santos.

Criada em 1993, a regata Transat Jacques Vabre retoma a história do café das grandes rotas marítimas transatlânticas impulsionadas pelo comércio entre os continentes sul americano e europeu. O Brasil já sediou oito vezes a competição, recebendo os velejadores em Salvador (BA) em seis edições e em Itajaí (SC) em duas.  A próxima edição da Transat Jacques Vabre será realizada em 2021.