Projetos de manejo de fauna diminuem impacto ambiental de aeroportos

Respeitando o compromisso de adotar em seus empreendimentos iniciativas que contribuam para diminuir o impacto ambiental, a Socicam desenvolveu uma série de ações que integram o programa de monitoramento e manejo de fauna dos aeroportos sob sua gestão.

Para estimular o envolvimento de crianças e adolescentes com a preservação do meio ambiente, foi criado o Projeto Primeira Decolagem, implementado pela Socicam em comunidades do entorno do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), e do Aeroporto Presidente Itamar Franco, na Zona da Mata (MG).

Além de desenvolver a integração de crianças e jovens com o meio ambiente e a sociedade, o projeto atua para difundir junto às comunidades do entorno dos aeroportos uma cultura de segurança de voo, com ações de conscientização sobre a importância do descarte adequado de resíduos, para evitar a atração de animais em áreas que representem risco às operações aéreas, e o trabalho do Corpo de Bombeiros nos aeroportos.

Os programas de educação ambiental dos aeroportos também desenvolvem iniciativas para capacitar os colaboradores dos terminais sobre a importância das ações de conscientização nas operações.

Por meio de visitas aos aeroportos, palestras, jogos, distribuição de material educativo e atividades em datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Crianças, o Projeto Primeira Decolagem aborda a importância do Gerenciamento de Risco de Fauna na segurança das operações aeroportuárias.

O projeto tem como público-alvo crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos e estudantes universitários. “Através da aplicação de ferramentas de cunho recreativo, é possível orientar as crianças sobre a gestão correta de resíduos sólidos e os impactos que o descarte inadequado pode gerar ao meio ambiente e às operações aéreas”, afirma Lorena Costantini, bióloga e coordenadora do Projeto Primeira Decolagem.

Entre as ações já realizadas destacam-se o plantio de 60 mudas de árvores nos municípios de Goianá e Rio Novo, na região do Aeroporto Presidente Itamar Franco, e os esforços para a retirada do óleo que atingiu a praia Ponta da Tulha, próxima ao Aeroporto de Ilhéus, no fim de outubro.

O trabalho de limpeza da praia foi realizado pela equipe do Projeto Primeira Decolagem, formada por colaboradores da concessionária do aeroporto, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, integrantes da Marinha do Brasil e membros da comunidade local.