Aeroporto de Ilhéus passa por atualização completa de sistemas de tecnologia

Com o objetivo de aumentar o conforto e a segurança de seus passageiros, o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), passa atualmente por uma reforma na infraestrutura e nos sistemas do terminal, que inclui a atualização de toda a área de tecnologia da informação do empreendimento.

Entre os investimentos que serão realizados em 2020 estão a modernização de todos os sistemas eletrônicos do aeroporto, que passarão a contar com tecnologias usadas pelos principais terminais de cidades como Dubai, Paris, Munique e Las Vegas.

“Neste primeiro momento, nosso foco é construir uma infraestrutura de TI abrangente, que esteja preparada para receber no futuro tecnologias mais avançadas, como sistemas de reconhecimento facial e portões automáticos de check in”, explica Danilo Franzin, Gerente de Inovações Tecnológicas da Socicam.

A modernização dos sistemas eletrônicos inclui novos dispositivos dotados com inteligência artificial, que possuem a capacidade de realizar ações como o disparo de alarmes e acionamento da segurança do aeroporto sem a necessidade de interação humana. Um novo sistema de detecção automática de incêndios será integrado ao sistema de câmeras.

Mais que ampliação da efetividade do monitoramento, as novas tecnologias introduzem um novo conceito de gerenciamento das imagens captadas, a partir do “Foco de Atenção”. O diferencial dessa abordagem é a utilização da Inteligência Artificial, que é capaz de aprender o comportamento da operação nos empreendimentos e informar eventos e situações atípicas, colaborando para um melhor tempo de resposta.

Vale também destacar que o aprimoramento dessas tecnologias contribuirá com o trabalho dos nossos colaboradores, tornando as pesquisas de vídeo mais práticas e a tomada de decisão mais assertiva.

“O aeroporto de Ilhéus será o pioneiro no processo de padronização tecnológica da Socicam. Queremos que, independentemente do porte, todos os terminais aéreos sob nossa gestão tenham as tecnologias mais avançadas disponíveis”, diz Franzin.