Nova temporada de cruzeiros deve atrair 170 mil passageiros ao Terminal Marítimo de Salvador

A terceira edição do Fórum Clia Brasil 2019, que aconteceu no dia 28 de agosto, reuniu na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, representantes das maiores empresas e principais órgãos ligados ao setor de cruzeiros no Brasil, assim como deputados, prefeitos e secretários de turismo de diversas cidades brasileiras que são destinos de navios no país.

O evento é organizado pela Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e tem como principal objetivo estimular o debate sobre o futuro da atividade no país e apresentar dados, parcerias e projetos relevantes para o setor. Este ano, o fórum contou pela primeira vez com a participação da presidente da Clia internacional, Kelly Craighead.

Representada pelo diretor Gilberto Tôrres de Menezes Júnior, a Socicam apresentou no encontro uma série de informações sobre o Terminal Marítimo de Salvador, empreendimento operado pela empresa desde outubro de 2016 por meio da arrendatária Contermas. Salvador é o terceiro maior porto em número de escalas de navios de cruzeiros na costa brasileira e possui uma área para recepção dos cruzeiristas de 10.903 m².

Com capacidade para receber até 20 mil pessoas por dia, o Terminal Marítimo teve uma circulação de 151 mil passageiros na última temporada de cruzeiros, encerrada em abril de 2019. O número representa um aumento de 7% no fluxo de viajantes do terminal em relação à temporada anterior, entre 2017 e 2018.

Para a próxima temporada, que tem início em outubro, a expectativa é que o volume de passageiros aumente para 170 mil. Parte do crescimento deve ocorrer por conta da entrada de uma nova embarcação no cronograma de cruzeiros no país, o que irá gerar entre seis e oito novas escalas no porto de Salvador.

O uso da infraestrutura do terminal para a realização de feiras, festivais, cerimônias e comemorações no intervalo entre as temporadas de cruzeiros também apresentou crescimento nos últimos anos. Em 2017, o Terminal Marítimo de Salvador recebeu 17 eventos, que atraíram um público de 27.800 pessoas. No ano passado, foram realizados 29 eventos, com participação de 56.500 pessoas, números que devem ser superados em 2019, já que somente no primeiro semestre deste ano o local foi usado para outras atividades em 27 ocasiões, com uma circulação total de 57.500 pessoas.

Durante o Fórum Clia Brasil, Menezes também participou de um painel com as operadoras dos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Balneário Camboriú (SC), onde foram discutidas as perspectivas para o futuro do setor no país.

“A crise econômica, problemas cambiais e outras dificuldades do setor fizeram com que o número de navios circulando pela costa brasileira passasse de 22 em 2010 para sete em 2018, em um período em que o segmento internacional de cruzeiros apresentou crescimento. Durante o fórum, o governo anunciou que tem planos de incentivar o crescimento do setor no país, notícia que recebemos com muita satisfação, pois cada passageiro de navio representa uma renda importante para as cidades portuárias. O comércio, o setor de bares e restaurantes e as cidades em geral só têm a ganhar com o aumento da movimentação na costa brasileira”, afirma Menezes.

Com início em 13 de novembro de 2018 e encerramento em 18 de abril de 2019, a temporada 2018/2019 de Cruzeiros Marítimos foi responsável por um impacto econômico de R$ 2,08 bilhões na economia do país, de acordo com um estudo realizado pela Clia em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).