Com circulação mensal de 100 milhões de pessoas, terminais Socicam são ambiente atrativo para exposição de marcas

Presente nas cinco regiões do Brasil com mais de 120 empreendimentos, a Socicam atende todos os meses em suas operações mais de 100 milhões de pessoas, que circulam pelos terminais administrados pela empresa em 14 estados e 55 cidades brasileiras. “Um fluxo tão intenso de pessoas torna os terminais da Socicam uma excelente oportunidade de exposição para marcas de todos os tipos, que podem se beneficiar da recorrência de visitação e da variedade do público que circula pelos empreendimentos”, diz Ticiano Cortizo, responsável pela área comercial da Divisão Norte/Nordeste da Socicam.

Embora já se evidenciem sinais de consolidação desse segmento no Brasil, a mídia Out Of Home (OOH), que impacta pessoas quando estão fora de suas casas, tem bastante espaço para se desenvolver e elevar sua participação no mercado publicitário nacional. Além disso, a mudança de comportamento do consumidor, que não mais está limitado aos estímulos da TV, tem assegurado a elevação da audiência para os anunciantes desse novo meio.

A inserção dos empreendimentos administrados pela Socicam nesse mercado adquire impulso extra, pois os terminais acompanham a jornada do consumidor em movimento, ou seja, a composição dos pontos de exibição da Socicam é de grande potencial por impactar as pessoas em seus deslocamentos diários, semanais ou eventuais. Outro aspecto que merece destaque, é o fato de os terminais possuírem locais onde as pessoas necessariamente estão delimitadas em um dado espaço para realizar transbordo, embarque ou desembarque e, portanto, estão mais atentas ao ambiente e dispostas a interagir.

Nesse sentido, a empresa tem se dedicado à profissionalização dessa área, partindo da concepção de que os terminais são como plataformas de mídia e como tal entregam aos seus anunciantes atributos como audiência, frequência e oportunidades de dialogar com os seus consumidores.

No Nordeste do país, os projetos têm como inspiração o modelo de exploração comercial desenvolvido pelo terminal urbano Nova Lapa, em Salvador (BA), que encerrou o ano de 2018 com um faturamento em publicidade de cerca de R$ 4,5 milhões. O modelo de negócios empregado na capital baiana será replicado nos demais terminais operados pela Socicam na região Nordeste. Já no Sudeste, o terminal de Campinas, que apresenta um fluxo médio de 35 mil pessoas por dia, é o que detém o maior faturamento publicitário na região, seguido dos terminais metropolitanos do Rio de Janeiro. 

“Temos percebido uma forte tendência no uso de mídia digital na publicidade e estamos desenvolvendo projetos muito interessantes nesse sentido. Um exemplo é o Terminal Rodoviário de Campinas, que hoje conta com novos monitores de 50 polegadas e tecnologia de alta definição e dois grandes video walls (sistema de exibição composto de dois ou mais monitores)”, afirma Rodrigo Fernandes Toledo, diretor da Divisão de Empreendimentos Especiais da Socicam, responsável pela exploração de mídia publicitária nos terminais.  

Atenta às novidades desse mercado, particularmente ao crescimento da digitalização e às novas tecnologias, a Socicam tem trabalhado para ofertar produtos e serviços com qualidade e que favoreçam cada vez mais novas oportunidades de interação com os consumidores para seus anunciantes.