O futuro da mobilidade urbana

Uma de nossas missões na Socicam é promover a cidadania e contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Seguindo essa filosofia, vemos os terminais de passageiros como o ponto focal da integração urbana – entre pessoas, os lugares em que elas querem chegar e os meios de transporte disponíveis para isso.

Hoje, essa integração está cada vez mais atrelada aos progressos tecnológicos, que trazem novas formas de mobilidade, novas necessidades e novas soluções para os espaços urbanos. Bicicletas, aplicativos de transporte e patinetes já fazem parte da realidade das cidades e em um futuro próximo serão acompanhados por veículos elétricos, veículos autônomos, trânsito controlado por meio de inteligência artificial e outras inovações que ainda estão por vir.

Para que todos esses novos agentes do trânsito atuem em harmonia, contribuindo para a eficiência da mobilidade em cidades cada vez maiores e mais dinâmicas, é essencial o desenvolvimento de uma infraestrutura que promova de fato uma integração completa entre as redes de transporte e os espaços urbanos, não só fisicamente mas também em relação a sistema de pagamentos.

A Socicam está ciente desses desafios e está preparada para ser uma empresa cada vez mais atuante no desenvolvimento da mobilidade no Brasil, beneficiando as cidades e seus habitantes. Nos mais de 100 terminais operados pela empresa, o foco está na integração da macro e micro mobilidade em espaço multiuso, que oferece aos usuários vantagens como conveniência, economia e agradáveis experiencias. E nesta ótica, temos orgulho em apontar a gestão do Terminal Nova Lapa, o maior e mais importante terminal urbano de Salvador, como um exemplo de nosso trabalho nessa direção.

Além de oferecer uma integração multimodal, com acesso a diversas linhas de ônibus e ao metrô, o Terminal Nova Lapa oferece um espaço multiuso aos passageiros e também à comunidade: com mais de 3 mil metros quadrados, a área comercial conta com uma grande variedade de estabelecimentos comerciais, como supermercado, redes de restaurantes e lanchonetes, clínica médica, universidades e uma academia de ginástica.

A facilidade de serviços e compras aos passageiros da Nova Lapa é extremamente positiva, economizando tempo e dinheiro dos usuários do sistema de transporte, que cada vez mais deixam de realizar viagens com carros particulares para usufruírem dos benefícios que encontram durante a viagem de ônibus ou metrô. A diversidade dos serviços oferecidos atrai não só passageiros, mas moradores do entorno, contribuindo para a revitalização da região e aumentando a circulação pelo terminal, que hoje recebe cerca de 460 mil pessoas por dia.

Nossa missão no cenário da mobilidade urbana do país não é estarmos limitados à administração dos terminais de passageiros. Queremos transformar esses espaços e a região em que se localizam em polos de desenvolvimento, com crescimento urbano ordenado, maior interação entre as pessoas, meios de transporte mais integrados, mais segurança e, principalmente, mais qualidade de vida.

Não importa quais serão os cenários da mobilidade no futuro. A certeza que temos é que o foco do planejamento e das mudanças no transporte deve ser sempre direcionado para as pessoas. Integrando meios de transporte com a logística humana, a Socicam quer usar sua liderança na gestão de terminais de passageiros e a experiência acumulada com a administração de mais de 150 espaços em todo o país para continuar oferecendo soluções para espaços públicos ligados às áreas de transporte e serviços que promovam melhorias reais para a sociedade.