Após leilão, Socicam se torna concessionária brasileira com maior número de aeroportos no país

A Socicam foi a vencedora do leilão do bloco Centro-Oeste de aeroportos brasileiros, realizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em 15 de março. Com a vitória, a Socicam acrescenta ao seu portfólio os terminais de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, todos no estado do Mato Grosso, e passa a ser a concessionária brasileira com o maior número de terminais aeroviários no país, com 14 aeroportos sob sua gestão.

“Começamos a atuar no setor aeroviário em 2008, com a gestão do aeroporto de Vitória da Conquista, e desenvolvemos um modelo de negócios capaz de atender os níveis de exigência do poder público e do usuário com eficiência e excelência operacional. Estamos há 11 anos desenvolvendo a operação de aeroportos regionais, e toda essa experiência nos deu a oportunidade de vencer esse importante leilão”, afirmou Wanderley Galhiego Junior, Diretor de Novos Negócios e Inovação da Socicam.

O principal ativo do bloco é o aeroporto internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Com capacidade para receber até 5,7 milhões de passageiros por ano, o aeroporto atendeu 3,03 milhões de pessoas em 2018, segundo dados do Ministério da Infraestrutura. O contrato de gestão do bloco de aeroportos regionais tem duração de 30 anos.

“A aquisição é um divisor de águas para a Socicam, pois deixamos de ser uma operadora regional para ter, cada vez mais, o status de operadora nacional. Com a aquisição do bloco Centro-Oeste, mais que dobramos o número de passageiros atendidos em nossos terminais aéreos. A Socicam vem entendendo a necessidade de aumentar a participação na área de aeroportos e o leilão foi um marco nesse sentido”, diz Marcelo Sturlini Bisordi, Diretor da Socicam Aeroportos.

Com o desenvolvimento de um modelo mais maduro de concessão, a Socicam decidiu que era o momento ideal para ingressar no setor aeroportuário de maneira mais expressiva. A empresa pretende participar dos próximos leilões de aeroportos no país e expandir sua atuação no setor, usando a experiência acumulada com a administração de mais de 150 empreendimentos em todo o país para continuar promovendo melhorias reais para o transporte brasileiro.