Terminal Rodoviário de Campo Grande promove ação educativa sobre Hanseníase (Lepra)

Em função do Dia Mundial do Hanseniano, oficialmente lembrado em 24 de janeiro, a Concessionária do Terminal Rodoviário de Campo Grande, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, irá promover ação educativa sobre a hanseníase. Agentes de saúde irão fazer a distribuição de material gráfico aos usuários e os enfermeiros estarão a postos para esclarecer todas as dúvidas sobre a doença. A campanha é gratuita e acontecerá no dia 26 de janeiro, das 7h30 às 10 horas.

A hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma doença crônica, infectocontagiosa que pode ocasionar ao indivíduo uma série de incapacidades físicas, como, por exemplo, o comprometimento dos nervos periféricos e diversas alterações cutâneas. Trata-se basicamente do aparecimento de manchas brancas dormentes ou avermelhadas salientes, caroços pelo corpo, partes do corpo com formigamento ou dormência, ausência de dor em caso de queimadura ou corte e dor nos nervos dos braços, mãos, pernas ou pés.

Para evitar deformidades permanentes, é importante que a doença seja diagnosticada o mais rápido possível, já que o tratamento se mostra bastante eficaz. A hanseníase pode ser transmitida, por meio do contato com secreção, ar que saem das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente são 1,42 casos por 10 mil habitantes. Nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Goiás são registrados os maiores níveis de incidência da hanseníase.